Equatorial celebra o Dia da Mulher com histórias de superação e conquista no setor elétrico alagoano

Publicado em 08/03/2025, às 10h55
Equatorial celebra o Dia da Mulher com histórias de superação e conquista no setor elétrico alagoano - Divulgação / Equatorial

Ascom Equatorial

A Equatorial Alagoas reforça seu compromisso com a promoção da igualdade de gênero e com a representatividade feminina em diversos setores da empresa. Neste dia 08 de março, a Distribuidora conta a história de três mulheres com trajetórias inspiradoras, que transformam vidas por meio da energia elétrica e que estão à frente de desafios diários, contribuindo de maneira significativa na construção de um futuro mais inclusivo e igualitário.

LEIA TAMBÉM

Juliana Silva, Técnica em Segurança do Trabalho da Equatorial Alagoas, destaca a importância da presença feminina em áreas técnicas e predominantemente masculinas, como a segurança do trabalho. "Ser mulher na área de segurança do trabalho é um desafio, mas também uma oportunidade de transformar o ambiente ao nosso redor. Em um setor ainda predominantemente masculino, trago uma visão diferente, mais acessível na comunicação e na empatia, ajudando a construir um espaço mais acolhedor e colaborativo”, ressalta Juliana.

Na área de segurança do trabalho, Juliana busca aplicar valores como responsabilidade, respeito e empatia. “São eles que me guiam todos os dias e me mostram que, independentemente do setor, a presença feminina tem o poder de transformar realidades”. Juliana dá um recado para as mulheres que sonham em seguir essa profissão, ou qualquer outra: “acreditem em vocês. Os desafios existem, mas nossa força e capacidade são maiores. O caminho pode não ser fácil, mas cada conquista valerá a pena", complementou a técnica.

Inclusão e reconhecimento - A histórias da assistente Comercial, Ivoneide Oliveira, uma das colaboradoras que conquistou a vaga PcD (Pessoa com Deficiência) na Distribuidora, representa inclusão e diversidade no ambiente de trabalho. “O mercado de trabalho está aberto e não importa a sua idade. Tenho 47 anos e sei que muitas mulheres principalmente PcD acham que não é possível conquistar esse espaço. Sou mãe de uma menina e estou criando a próxima geração e ela está vendo que sou capaz”.

Para Inoveide, trabalhar na Equatorial é um exemplo claro de que a deficiência não define o potencial de ninguém. “Sou valorizada pela minha competência e posso, sim, contribuir de forma plena para o sucesso da empresa que não apenas me dá oportunidades, mas me oferece um ambiente inclusivo, onde sou reconhecida como uma profissional qualificada”, destaca colaboradora.

Divulgação / Equatorial

 

O reconhecimento das conquistas de colaboradoras que superam obstáculos diários, é um reflexo de uma cultura organizacional que valoriza a diversidade, o respeito e a equidade.

“Lugar de mulher é onde ela quiser” - Há 17 anos no setor elétrico, sendo 14 deles ocupando cargos de liderança e gestão, Patrícia Moraes, que atualmente exerce o cargo de Gerente de Relacionamento com o Cliente da Distribuidora em Alagoas, compartilha sua história de ascensão e sucesso dentro da empresa, iniciando sua trajetória como atendente e, com esforço e dedicação, chegou ao cargo de gerente, onde tem a missão de liderar seu time no objetivo de implementar soluções eficientes para as demandas de sua área.

“Independentemente do cargo ou do setor a mulher pode buscar o seu espaço onde ela quiser se encaixar. A Equatorial proporcionou o apoio necessário para me desenvolver profissionalmente. Hoje, estou gerente e meu maior objetivo, além de alcançar melhores resultados, é inspirar outras mulheres a acreditarem no seu potencial e alcançar novos horizontes. Lugar de mulher é onde ela quiser”, reforça Patrícia.

Divulgação / Equatorial

 

A contribuição feminina para a inovação do setor elétrico - O Programa Escola de Eletricistas, iniciativa do Grupo Equatorial que visa capacitar pessoas para atuarem no setor elétrico, também tem como destaque a valorização e a inclusão das mulheres no mercado de trabalho. Em um cenário de constante luta pela igualdade de gênero, o Programa tem quebrado barreiras ao garantir a participação e formação de mulheres nos cursos profissionalizantes, representando 24% do número total de alunos formados. O programa incentiva a participação feminina e abre portas para o fortalecimento da presença delas em áreas de grande demanda.

O Superintendente de Operações, Stevon Schettino, ressalta a importância da presença feminina e o orgulho da empresa em contar com o trabalho de excelentes profissionais. “Ao celebrarmos o Dia Internacional da Mulher, nossa homenagem vai além de palavras, ela se traduz em ações concretas que buscam transformar a realidade e ampliar as oportunidades para as mulheres em todos os setores da nossa empresa. Temos orgulho de contar com profissionais tão competentes, que inspiram e mostram que o caminho para o sucesso é para todas as mulheres”, salienta o gestor.

As histórias de Juliana, Ivoneide e Patrícia são exemplo do protagonismo feminino no mercado de trabalho. Apesar das particularidades, uma coisa é certa: todas as mulheres buscam o seu lugar ao sol.

Neste 8 de março, a Equatorial Alagoas reafirma seu compromisso com a inclusão e a valorização das mulheres, não apenas em datas especiais, mas em todos os dias do ano, trabalhando para um futuro mais justo e igualitário.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Inscrições para patrocínio de projetos sociais da Equatorial se encerram nesta quinta-feira (18) Falso agente do governo causa prejuízo de mais de R$ 2 milhões em golpes na compra de gado em Alagoas Após afastamento de secretário, Governo define quem assume Secretaria de Saúde MPAL ajuíza ação para proteger direitos da população idosa no transporte urbano de Pilar