Equatorial alerta sobre a importância do encerramento do contrato de energia

Publicado em 19/01/2021, às 10h27
Assessoria Equatorial -

Assessoria Equatorial

Ao sair de um imóvel, as pessoas sempre lembram de solicitar a transferência ou o cancelamento de serviços como internet e TV a cabo. Entretanto, um item que costuma ficar esquecido é o desligamento da luz. Por isso, a Equatorial Energia Alagoas orienta sobre a necessidade dos clientes solicitarem o encerramento do contrato com a distribuidora em caso de mudança ou de ausência por tempo indeterminado.

LEIA TAMBÉM

O desligamento visa impedir que novas faturas sejam geradas em nome do titular da conta, seja por taxa mínima ou por consumo de terceiros, submetendo-o a cobranças futuras e nos órgãos de proteção ao crédito, como SPC e Serasa, em caso de inadimplência.

“Ao encerrar o contrato com a distribuidora, o cliente tem mais segurança por desvincular o seu nome e o seu CPF/CNPJ da responsabilidade de qualquer cobrança após a sua saída. Essa solicitação deve ser feita por todos os clientes da Equatorial, sejam eles residenciais, comerciais, industriais ou de alta tensão”, explica a gerente de Relacionamento com o Cliente da Equatorial, Patrícia Moraes.

Como solicitar

A suspensão do fornecimento de energia deve ser feita pelo titular da conta de energia ou por um representante legal, mediante procuração. O serviço pode ser solicitado nos postos de atendimento presencial, por meio da Central 0800 082 0196 ou pelo site https://al.equatorialenergia.com.br/. Se o cliente não apresentar a última leitura, será gerada uma fatura com base na média dos últimos 12 meses. Após a solicitação, o desligamento será realizado em até dez dias úteis e a partir de então, a instalação ficará inativa.

Veja abaixo como solicitar o serviço de forma rápida e prática, sem precisar sair de casa, através do site da Equatorial:

No site, o cliente deve ir até o menu acesso rápido, clicar em “Solicitar desligamento” e fazer o login na agência virtual, informando o CPF/CNPJ e a data de nascimento. Depois, selecionar o perfil, pessoa física ou jurídica. Em seguida, é só preencher os campos com as informações solicitadas. O cliente precisa apenas anexar:

CPF
Identidade
Foto do medidor mostrando a última leitura do imóvel.
 

Após inserir as informações, é gerado o número de protocolo para acompanhamento da solicitação. Os dados e os documentos são analisados por uma equipe especializada. Se estiver tudo certo, o pedido é cadastrado no sistema. O prazo para execução do serviço de desligamento feito no site também é de até dez dias úteis. 

Caso algum documento ou informações obrigatórias não sejam fornecidos, a solicitação será indeferida. Se a unidade possuir parcelamento vigente, as parcelas serão disponibilizadas após o registro de desligamento no sistema.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

“Não é minha família”, diz Carlinhos Maia após cunhado ser alvo de operação policial Drones auxiliam na localização de crianças perdidas em praias de Alagoas Disque 100 registrou mais de 37 mil violações de direitos humanos em 2024, em Alagoas Criança de 6 anos é queimada por caravela na Praia do Francês