Equatorial abre inscrições para o Programa Escola de Eletricistas 2024; veja cidades

Publicado em 03/05/2024, às 10h28
Assessoria Equatorial -

Assessoria

O Grupo Equatorial Energia abriu nesta quinta-feira (02) inscrições para a edição 2024 do programa Escola de Eletricistas, que oferece formação gratuita para quem deseja atuar no setor de distribuição de energia elétrica. Em Alagoas, a capacitação irá contemplar os municípios de Maceió, Arapiraca e Santana do Ipanema. Os cursos que serão ministrados em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizado Industrial (Senai) e o edital já está disponível no site escoladeeletricistaseqtl.com.br.

LEIA TAMBÉM

A formação é direcionada para homens e mulheres maiores de 18 anos, que possuam diploma de conclusão de ensino médio e carteira nacional de habilitação (CNH) categoria B definitiva, dentro do prazo de validade. Ao todo, serão 75 vagas, sendo 25 para cada município. A capacitação ocorre sem que haja qualquer vínculo empregatício ou garantia de contratação em vaga de emprego. Serão aprovados para o curso, quem cumprir todas as etapas do processo seletivo. 

De acordo com o presidente da Equatorial Alagoas, Fernando Pompeu, o principal objetivo do projeto é preparar profissionais para ocuparem posição no setor de distribuição de energia elétrica e contribuir para a transformação na vida das pessoas por meio da educação, geração de emprego e renda.

“O programa tem um impacto enorme na vida das pessoas, pois impulsiona e potencializa a empregabilidade dos participantes, promovendo a educação e qualificação profissional, para que as pessoas tenham chance de desenvolver o seu potencial, afirma o presidente.

A qualificação possui carga horária de 40 horas semanais, totalizando 480 horas do curso profissionalizante e 112 horas de curso comportamental, que visa apoiar o aluno no desenvolvimento de habilidades cognitivas como raciocínio lógico, comunicação, relacionamento interpessoal e estruturação do Projeto de Vida. A duração aproximada do programa é de quatro meses e, durante esse período, será ofertada uma ajuda de custo mensal para auxiliar o aluno na conclusão da formação.

Como funcionará o processo seletivo?

O processo seletivo será realizado em etapas, sendo todas de caráter eliminatório e/ou classificatório. A divulgação da lista de candidatos aptos para a realização da prova objetiva, tendo como critério o atendimento aos requisitos estabelecidos no Edital, será divulgada no site escoladeeletricistaseqtl.com.br de acordo com o cronograma previsto no Edital de cada município.

Resultados

Desde o início do projeto, em 2022, o Programa Escola de Eletricistas já formou 1.134 novos profissionais para atuar no setor elétrico em todos os estados de concessão do Grupo. Destes, 317 são mulheres. Em Alagoas, 144 novos profissionais foram formados nos municípios de Maceió e Arapiraca. 

“Estou há 10 meses no mercado de trabalho e sou ex-aluna da Escola de Eletricista com muito orgulho. Estou muito feliz trabalhando com o que gosto e sempre que posso reforço para todas as mulheres que, independentemente da idade, permitam-se vencer esse preconceito, o medo, pois um dia também duvidei e hoje estou aqui trabalhando para Equatorial Alagoas”, relata a egressa Paula Monteiro. 

Sustentabilidade

O Programa Escola de Eletricistas está alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU), especialmente o 4 que visa promover educação de qualidade, mas também atende aos Objetivos 1 (erradicação da pobreza), 5 (igualdade de gênero), 8 (trabalho decente e crescimento econômico) e 10 (redução das desigualdades), até 2030.

Todos esses compromissos reforçam o objetivo maior do Grupo Equatorial em contribuir para a construção de uma sociedade mais justa e um futuro cada vez melhor.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Oportunidade: Sine Maceió oferta 70 vagas para trabalho em home office Unimed Maceió detalha etapas do processo seletivo para novo Hospital Gruta Maceió abre inscrição para seleção de 200 orientadores de tráfego Divulgada data do resultado final do CNU