Entidades tentam barrar aprovação da Lei da "Escola Livre"

Publicado em 20/01/2016, às 13h58

Redação

Representantes de sindicatos, entidades e movimentos sociais querem barrar o projeto de lei “Escola Livre”, de autoria do deputado Ricardo Nezinho e já aprovado na Assembleia Legislativa do Estado de Alagoas (ALE) e que aguarda a sanção do governador Renan Filho.

LEIA TAMBÉM

O projeto quer proibir a prática de doutrinação política e ideológica em sala de aula, bem como a veiculação, em disciplina obrigatória de conteúdos que possam induzir aos alunos a um único pensamento religioso, político ou ideológico. As entidades interpretam essa metodologia como uma proibição de debates políticos e de cidadania em sala de aula.

As entidades se reúnem em audiência com o Secretário Estadual de Educação, Luciano Barbosa, para pedir a ele que interceda junto ao Poder Executivo para que o projeto seja vetado na integra.

Confira aqui o texto aprovado pela ALE

Participaram da reunião representantes do Sindicato dos Trabalhadores da Educação do Estado de Alagoas (Sinteal), Sindicato dos Trabalhadores de Transportes Rodoviários de Alagoas (Sinttro-AL) e das entidade; União Nacional dos Estudantes (UNE) e União dos Estudantes Secundaristas de Alagoas (UESA).

De acordo com a assessoria de comunicação do Sinteal, o jurista Otoniel Pinheiro teria emitido um parecer que afirma que o projeto é inconstitucional, já que vai de encontro a uma legislação federal. “O teor do projeto vai de encontro à Lei de Diretrizes e Bases [LDB], que rege a educação”, explicou a assessoria.

O TNH1 ainda não conseguiu confirmar o posicionamento do secretário.  

O projeto

O Programa "Escola Livre” terá os seguintes princípios: neutralidade política, ideológica e religiosa do Estado; pluralismo de ideias no âmbito acadêmico; liberdade de crença; direito dos pais a que seus filhos menores recebam a educação moral livre de doutrinação política, religiosa ou ideológica; e educação e informação do estudante quanto aos direitos compreendidos em sua liberdade de consciência e de crença.

A reunião teve início no final da manhã e até o fechamento desta matéria não havia sido encerrada.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Pré-matrícula online oferta 10 mil vagas para novos alunos da rede pública de Maceió Resultado da matrícula online será divulgado neste sábado (11) Sesc abre inscrições para projeto de educação ampliada e EJA Ifal tem vagas em cursos técnicos de Enfermagem, Química e Segurança do Trabalho