Enriquecimento ambiental: Cinco brinquedos e formas mais baratas de levar entretenimento ao seu pet

Publicado em 23/08/2023, às 01h22 - Atualizado às 01h25

Deisy Nascimento

Os cães e gatos adoram brincadeiras, principalmente quando são filhotes, jovens ou aqueles bichinhos mais hiperativos. Oferecer momentos lúdicos muitas vezes requer criatividade e nem sempre o tutor tem aquele dinheiro sobrando para gastar, ou melhor, investir em brinquedos caros para o seu pet.

LEIA TAMBÉM

E cá pra nós, muitos dos brinquedos que vamos citar aqui abaixo são fáceis de elaborar e não têm quase nenhum custo para o tutor. Vamos lá!

Pets, em geral, adoram brincar de bola, mas necessariamente você não precisa comprar uma daquelas bolinhas de plástico ou borracha caras que são vendidas em petshops. Gatos, por exemplo, amam bolinhas feitas de papel ou de meia. Então, pega o papel, amassa, passa a fita adesiva e interage com seu bichinho. Tenho certeza que ele vai amar. Meias velhas também podem ser excelentes brinquedos para o seu cão e gato. Vale tentar!

Um dos brinquedos mais legais é a garrafa pet! Além de divertido e sem custo para o tutor, faz aquele barulhinho e pode ser utilizado para fazer a reeducação alimentar do seu pet que muitas vezes come apressadamente e corre o risco de se engasgar com a ração. Também colabora para diminuir a ansiedade, levando o bichinho a ficar mais calmo.

Outro meio de fazer o enriquecimento ambiental do seu pet que poderá ajudá-lo a aprender a comer com mais calma é usar aquelas embalagens de papelão onde são colocados os ovos. Coloca a ração espalhada na embalagem e dê para o seu pet se alimentar como se fosse em um comedouro. Perceba que ele vai comendo com mais calma, catando grão a grão de ração. Esse processo ajudará, inclusive, o seu pet a trabalhar o faro e a respiração, algo que muitas vezes, na ansiedade de terminar logo, não acontece.

E O BRINQUEDO CAMPEÃO E BARATO! Aliás, de graça! Qual é? A caixa de papelão né? Os gatinhos amam! Usam para dormir, se esconder, afiar as unhas (o que pode até evitar de arranhar no seu sofá) e muito mais. Eles simplesmente se divertem e você, se for criativo(a), pode até fazer uma casinha mais elaborada para ele.

Gostaram das dicas? Então, mãos à obra! Só lembre-se de ficar sempre monitorando seu pet quando ele estiver brincando com esses e outros itens. Aproveite com ele essa interação social e com certeza você terá menos sofás e sandálias rasgados, por exemplo.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

De quanto em quanto tempo o cão e o gato podem tomar banho? Programa de Apoio aos Animais promove Feira de Adoção Você sabia que dormir com um cão pode trazer vários benefícios? Quais os cheiros que os cães não suportam?