Extra
O resultado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2022 já está disponível para consulta na Página do Participante. Para acessar as notas, é preciso fazer login digitando o CPF e a senha cadastrados no sistema. Nas redes sociais, estudantes que tiraram nota baixa lamentam o ocorrido e pedem a revisão da prova. Mas afinal, isso é possível? De acordo com o edital do exame, a resposta é não.
LEIA TAMBÉM
O Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) informa que a produção das questões do Enem envolve uma comissão de especialistas. Além disso, ela é avaliada por vários professores da área de conhecimento antes de ser usada em uma prova.
No portal do instituto, o Inep também explica que o gabarito das provas objetivas é analisado e revisado por um grupo de professores previamente. Já o Cartão-Resposta é corrigido de forma eletrônica, por meio de leitores-óticos.
Para a redação do Enem também não cabe recurso, pois esse procedimento já está previsto no processo de correção. O texto de cada participante é corrigido por dois professores que atribuem nota para as cinco competências exigidas e, caso haja uma divergência muito grande em relação à nota final, a redação é corrigida por um terceiro avaliador.
Cada competência é avaliada com uma nota entre 0 e 200 pontos. A soma das cinco notas de cada avaliador pode chegar a 1.000 pontos, sendo a nota final a média das notas totais dos dois avaliadores.
Entenda por que não é possível saber a nota final com o número de acertos do gabarito - As provas objetivas do Enem são corrigidas de acordo com a Teoria de Resposta ao Item (TRI), em que os erros e acertos de cada participante passam por uma análise estatística, que leva em conta o grau de dificuldade das questões durante a correção. Isso quer dizer que, com o número de acertos do gabarito, não é possível calcular a nota final e, ainda que dois participantes tenham acertado o mesmo número de questões, não necessariamente irão tirar a mesma nota.
LEIA MAIS