Enem: é possível pedir revisão das notas das provas ou da redação?

Publicado em 10/02/2023, às 07h43
Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil -

Extra

O resultado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2022 já está disponível para consulta na Página do Participante. Para acessar as notas, é preciso fazer login digitando o CPF e a senha cadastrados no sistema. Nas redes sociais, estudantes que tiraram nota baixa lamentam o ocorrido e pedem a revisão da prova. Mas afinal, isso é possível? De acordo com o edital do exame, a resposta é não.

LEIA TAMBÉM

O Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) informa que a produção das questões do Enem envolve uma comissão de especialistas. Além disso, ela é avaliada por vários professores da área de conhecimento antes de ser usada em uma prova.

No portal do instituto, o Inep também explica que o gabarito das provas objetivas é analisado e revisado por um grupo de professores previamente. Já o Cartão-Resposta é corrigido de forma eletrônica, por meio de leitores-óticos.

Para a redação do Enem também não cabe recurso, pois esse procedimento já está previsto no processo de correção. O texto de cada participante é corrigido por dois professores que atribuem nota para as cinco competências exigidas e, caso haja uma divergência muito grande em relação à nota final, a redação é corrigida por um terceiro avaliador.

Cada competência é avaliada com uma nota entre 0 e 200 pontos. A soma das cinco notas de cada avaliador pode chegar a 1.000 pontos, sendo a nota final a média das notas totais dos dois avaliadores.

Entenda por que não é possível saber a nota final com o número de acertos do gabarito - As provas objetivas do Enem são corrigidas de acordo com a Teoria de Resposta ao Item (TRI), em que os erros e acertos de cada participante passam por uma análise estatística, que leva em conta o grau de dificuldade das questões durante a correção. Isso quer dizer que, com o número de acertos do gabarito, não é possível calcular a nota final e, ainda que dois participantes tenham acertado o mesmo número de questões, não necessariamente irão tirar a mesma nota.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Estudante cego de 54 anos se forma em Serviço Social na Ufal Ufal esclarece procedimentos adotados nas bancas de avaliação biopsicossociais Inscrições para 400 vagas de graduação na Uncisal se encerram nesta quarta-feira (18) Colação de grau: estudante cego de 54 anos se forma em Serviço Social