Enem: dormir pode ser tão importante quanto estudar

Publicado em 08/11/2024, às 11h40
O sono tem papel importante na consolidação do conteúdo estudado. - Freepik

CNN Brasil

Conforme o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) e outros vestibulares se aproximam, é comum que os estudantes abram mão de horas de sono para estudar. Mas será que essa é uma boa troca?

LEIA TAMBÉM

Segundo o professor Paulo Jubilut, da plataforma Aprova Total, o sono é o momento em que o cérebro processa e organiza as informações estudadas ao longo do dia. Ou seja, dormir é tão importante quanto estudar.

“Durante as fases mais profundas do sono, ocorre a consolidação da memória, processo que permite que o conteúdo seja fixado de forma eficaz”, disse Jubilut.

“Sem esse descanso adequado, o estudante pode sentir dificuldades em lembrar do que estudou, além de sofrer com a falta de concentração, prejudicando a performance nas provas”.

Em geral, adolescentes precisam dormir de 8h a 10h por noite. Dormir menos do que o ideal pode afetar o humor e a saúde mental das pessoas, incluindo o aumento de sensação de ansiedade. Tudo o que os estudantes não precisam!

Veja algumas dicas para garantir uma boa noite de sono:

Os gabaritos oficiais estão previstos para sair no dia 20 de novembro. O resultado final, com as notas individuais de cada participante, incluindo a pontuação da redação, estará disponível no site do Inep dia 13 de janeiro de 2025.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Procon Maceió orienta consumidores sobre matrículas escolares Mais de 11 mil candidatos realizaram as provas do processo seletivo do Ifal Estudante cego de 54 anos se forma em Serviço Social na Ufal Ufal esclarece procedimentos adotados nas bancas de avaliação biopsicossociais