Encceja sofre mudanças em 2023 e garante mais inclusão e acessibilidade aos participantes

Publicado em 20/03/2023, às 18h57
aldir Rocha / Ascom Seduc -

Agência Alagoas

Os estudantes interessados em fazer o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) devem ficar atentos. É que o Ministério da Educação (MEC) trouxe novidades para o exame deste ano. A fim de promover mais inclusão e acessibilidade, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), responsável pela prova, estabeleceu quatro mudanças no Encceja 2023, conferindo também mais praticidade à adesão dos participantes.

LEIA TAMBÉM

Segundo edital divulgado pelo MEC, este ano, o exame contará com as seguintes novidades:

Cartão-resposta ampliado: opção de um cartão-resposta com letra ampliada, cujo candidato com deficiência visual poderá solicitar já no sistema de inscrição;

Avaliação adaptada: correção diferenciada da redação para pessoas com transtorno do espectro autista, compreendo as limitações dos candidatos com esta condição;

Desburocratização: laudos médicos aprovados em 2022 para o mesmo tipo de atendimento solicitado em 2023 não precisam ser reenviados para nova análise;

Diversidade: participantes travestis, transexuais ou transgêneros com nome social cadastrado na Receita Federal não precisarão enviar documentação comprobatória.

Prova

Os interessados em participar do Encceja 2023 poderão se inscrever entre os dias 22 de maio e 2 de junho, por meio do portal enccejanacional.inep.gov.br. Durante o período de inscrição, os participantes também poderão solicitar atendimentos especializados, como prova em Braile, intérprete de Libras e assistência a deficientes físicos.

O exame será constituído de quatro provas objetivas, cada uma contendo 30 questões de múltipla escolha, além de redação. Este ano, a aplicação da prova tanto para o ensino fundamental quanto para o médio será no dia 27 de agosto.

A participação no Encceja é voluntária, gratuita e destinada a jovens e adultos que não concluíram seus estudos na idade certa. Para realizar a prova do ensino fundamental, os participantes devem ter ao menos 15 anos completos. Já para o ensino médio, a idade mínima é de 18 anos completos.

Lembrando que, de 3 a 14 de abril, os estudantes que faltaram às provas do Encceja 2022 deverão justificar a ausência. A justificativa é obrigatória para os candidatos que queiram se inscrever gratuitamente na edição de 2023.

Certificação

O Encceja é uma avaliação nacional para verificação de competências, habilidades e saberes de jovens e adultos em fase de conclusão do ensino fundamental ou do ensino médio. Por meio do exame, o MEC busca aprimorar a qualidade do modelo de Educação de Jovens e Adultos (EJA).

O exame também é um dos principais meios de certificação do país, pois, os estudantes que não conseguiram concluir os estudos na idade certa podem usar a certificação para retornar à escola ou entrar em uma universidade. O diploma do ensino médio do Encceja é reconhecido pelo MEC e aceito por todas as instituições de ensino superior do país.

Para mais informações, os candidatos ao exame devem acessar o endereço eletrônico https://www.gov.br/inep/pt-br/areas-de-atuacao/avaliacao-e-exames-educacionais/encceja.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Mais duas escolas estaduais serão construídas no Benedito Bentes Secretaria de Educação divulga datas para pré-matrícula online de novatos em Maceió Governador anuncia pagamento de bonificação de R$ 51 milhões para profissionais da Educação Procon Maceió orienta consumidores sobre matrículas escolares