Encceja: mais de nove mil alagoanos vão participar do exame nacional neste domingo

Publicado em 26/08/2023, às 08h13
Alagoas terá oito polos para aplicação das provas, voltadas à conclusão do Ensino Fundamental e Médio | Foto: Thiago Ataíde / Ascom Seduc -

Agência Alagoas

Alagoas tem 9.613 pessoas inscritas no Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja). Promovido pelo Governo Federal, o exame acontece neste domingo (27) e é destinado aos jovens e adultos que interromperam os estudos e buscam retomar a escolaridade por meio da certificação de conclusão do Ensino Fundamental ou Médio. Em todo o Brasil, mais de um milhão de brasileiros vão participar das provas.

LEIA TAMBÉM

Oito municípios alagoanos são polos de aplicação das provas: Maceió, Arapiraca, Delmiro Gouveia, Porto Calvo, Santana do Ipanema, São Miguel dos Campos e União dos Palmares. A abertura dos portões está marcada para 8h da manhã e o início das provas será às 9h. A gerente de Educação de Jovens e Adultos da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), Dirlene Monte, faz um alerta aos candidatos no dia do exame.

“É muito importante que o candidato, se possível, conheça o local da prova com antecedência e chegue cedo no dia, munido de documento de identificação com foto, garrafa transparente com água, canetas de tinta preta com material transparente”, orienta Dirlene.

A prova - A avaliação está estruturada em provas objetivas e uma redação. A prova objetiva engloba as seguintes áreas de conhecimento: Linguagens, Matemática, Ciências da Natureza e Ciências Humanas. Cada prova tem 30 questões de múltipla escolha. Para ser aprovado, o candidato precisa de uma nota mínima de 100 pontos nas provas objetivas e de 5 pontos na redação.

Para participar da prova do Ensino Fundamental, os participantes devem ter, no mínimo, 15 anos completos, enquanto, no Ensino Médio, a exigência é de 18 anos completos. A participação no Encceja é voluntária e gratuita.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Governador anuncia pagamento de bonificação de R$ 51 milhões para profissionais da Educação Procon Maceió orienta consumidores sobre matrículas escolares Mais de 11 mil candidatos realizaram as provas do processo seletivo do Ifal Estudante cego de 54 anos se forma em Serviço Social na Ufal