Redação
Há 23 anos, em 1993, um plano de empreendedorismo começava a ser projetado no bairro do Poço, em Maceió. Apesar das aspirações serem enormes, o espaço que existia para colocá-las em prática era, unicamente, os fundos de uma casa, com 15 metros quadrados, onde Manoel da Silva, agora com 43 anos, deu início à produção de móveis e a concretização de um projeto de vida: ter o próprio negócio.
LEIA TAMBÉM
Filho de carpinteiro, Manoel da Silva iniciou sua trajetória fazendo reformas de estofados. Nos meses em que tinha produção, reformava, no máximo, quatro sofás. Essa realidade mudou quando o empresário resolveu se formalizar, há cinco anos, com a empresa Aky Estofados. Em seguida, passou a integrar o Programa de Arranjos Produtivos Locais de Alagoas (PAPL), por meio do APL Móveis Maceió e Entorno e do Sindicato de Marcenaria, Móveis e Esquadrias de Maceió (Sindmarc).
Beneficiando 70 empresas direta e indiretamente, o APL Móveis Maceió foi implantado em 2013 e possibilita a participação dos empresários em diversas consultorias, capacitações e eventos, com foco no desenvolvimento do negócio, mão de obra qualificada, empreendedorismo e associativismo. Para Manoel, a divulgação do trabalho tornou-se mais ampla quando ele passou a fazer parte do APL.
“Depois do arranjo eu mudei completamente a linha de produção. Recebi consultorias e passei a ter maior noção de mercado, elaborando um estudo que me direcionava, exatamente, para o meu público consumidor. Foi uma mudança bastante positiva para mim e representou maior visibilidade e realização de um sonho”, ressaltou Manoel da Silva.
Com um faturamento 35% maior e um aumento de 60% na produção, muitas conquistas chegaram. Dentre elas, a criação de linhas e produtos próprios, buscando o diferencial e explorando as potencialidades de Alagoas.
“Procuramos integrar os APL’s em nossa produção, agregando valor às peças. Com o APL Caminhos do São Francisco, por exemplo, fizemos uma parceria para a confecção de poltronas com couro de Tilápia, artesanato produzido nesta localidade. Em Maceió, trabalhamos com o Instituto Inbordal para produzir as cadeiras com aplicações de bordado filé. Sempre integrados e buscando inovar”, comemorou o empresário.
Conquistas
De um espaço restrito de 15 m² aos salões de Milão, na Itália. Para Manoel da Silva, a participação na Isalone - Feira Internacional do Mobiliário e Design de Milão, em 2014 e 2015, representou um marco em sua trajetória profissional.
As vendas diretas e encomendas foram impulsionadas com o Show Room, localizado no bairro da Jatiúca, e com a participação nas duas últimas edições da Casa Cor Alagoas. O empresário se prepara, agora, para iniciar as exportações, apoiado pela Federação das Indústrias do Estado de Alagoas (Fiea).
O APL Móveis Maceió e Entorno faz parte do Programa de Arranjos Produtivos Locais (PAPL) e é coordenado pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo (Sedetur) e pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).
Nova linha
Inspirada em um dos principais espaços da era colonial brasileira, a nova linha de móveis desenvolvida pelos empresários que integram o APL Móveis Maceió e Entorno será lançada na próxima sexta-feira (25), às 19h, na Faculdade de Administração e Negócios (FAN), no bairro do Jaraguá.
Fazendo referência e intervenções de design baseadas nas paisagens, cores e formas do Quilombo dos Palmares, a linha apresenta a importante e simbólica história do Estado de Alagoas como diferencial competitivo nos produtos.
"A exposição acontece em um mês especial, quando comemoramos o Dia da Consciência Negra e a história de luta de Zumbi dos Palmares. Pensando nisso, os empresários desenvolveram um novo modelo de móveis que faça alusão a essa herança histórica tão importante, homenageando os Quilombos. Doze indústrias de móveis e estofados de Maceió participaram conosco da proposta de agregar valor aos produtos e serviços, concedendo mais visibilidade ao APL”, explica a superintendente de Desenvolvimento Regional e Setorial da Sedetur, Gisele Mascarenhas.
Os próximos passos serão a prototipação de ambientes, a criação de modelo de negócios, articulação da participação dos empresários em feiras e eventos, dentre outras ações.
LEIA MAIS