Empresa responsável por aterro suspende serviço de transporte de chorume

Publicado em 26/07/2019, às 10h05
IMA analisará amostras de chorume | Reprodução / TV Pajuçara -

Dayane Laet com TV Pajuçara

Após a polícia flagrar dois motoristas de caminhão-tanque despejando chorume em um canavial no bairro Cidade Universitária, em Maceió, a empresa responsável pela Central de Tratamento de Resíduos de Maceió (CTR Maceió), o aterro sanitário, decidiu suspender os serviços de transporte do material até Recife feito pela empresa Silva e Veloso, até a conclusão das investigações.

LEIA TAMBÉM

O delegado responsável pela investigação, Cayo Rodrigues, informou que recebeu a denúncia e passou a investigar detalhes como a rota usada pelos motoristas, e tentar confirmar o material que estava sendo descartado. “Foi quebrada uma importante lei ambiental, por isso demos voz de prisão aos motoristas”, explicou durante entrevista à TV Pajuçara. Edilson França da Silva e Anderson Cordeiro Brum foram os condutores presos.

O ato é considerado crime ambiental, mas a polícia ainda não sabe se eles foram orientados a despejar o chorume no local ou se o fizeram por conta própria.

No local, técnicos do Instituto do Meio Ambiente (IMA) colheram amostra do material despejado. Segundo Manoel Messias, técnico do órgão, o derrame pode contaminar os lençóis freáticos e prejudicar a saúde dos moradores do bairro. “Vamos examinar o material para comprovar os níveis de concentração no líquido”, disse.

Em nota, a Estre Ambiental disse que os serviços estarão suspenso com a Transportadora Silva e Veloso até que sejam apuradas as informações que envolvem incidente. A empresa afirmou também que “está de posse de todos os documentos que atestam que 100% do volume de chorume teria sido devidamente recebido, conforme formalmente declarado pela Biotech” e que “qualquer divergência nestas informações é de total desconhecimento da empresa, que segue comprometida em auxiliar as autoridades na elucidação do caso o mais rápido possível”

Assista à reportagem completa da TV Pajuçara:

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Complexo administrativo de Maceió é leiloado; investimento previsto é de R$200 milhões Confira a programação do Verão Massayó neste sábado (18) Veja horários da visitação gratuita aos navios da Marinha do Brasil no Porto de Maceió Polícia Científica faz exames para descobrir causas do incêndio em hotel na Pajuçara