Empresa faz recall por não informar que cookie contém glúten

Publicado em 05/03/2018, às 19h26

Redação

A PepsiCo convocou um recall de todos os lotes da embalagem promocional ‘grátis 20g’ do produto Cookie Choco Toddy Original. O motivo do recall é que a embalagem não traz a informação obrigatória de que o produto contém glúten.

LEIA TAMBÉM

O consumo de produtos com glúten pode causar riscos à saúde de pessoas celíacas ou intolerantes a esse ingrediente, como desconfortos gastrointestinais, náuseas e diarreia.

Em seu site, a PepsiCo orienta que pessoas nessas condições não consumam o produto. A empresa diz que consumidores que tiverem essa embalagem devem entrar em contato para fazer a substituição do produto ou obter o reembolso. O contato pode ser feito por telefone (0800 703 2222) ou email (sactoddy@pepsico.com).

Desde 2016, uma resolução da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determina que embalagens de comidas e bebidas devem trazer informações sobre a presença de substâncias que possam causam alergias.

Para Cecília Cury, coordenadora do movimento Põe no Rótulo, esse caso evidencia a importância de informações sobre conteúdos alergênicos em embalagens. “Este caso mostra claramente quão relevante é o papel do rótulo para quem tem alergia alimentar ou doença celíaca, por exemplo. Qualquer falha nesta etapa coloca em risco a saúde da população e ainda pode representar um alto custo para a empresa no recolhimento do produto.”

O Procon-SP informa que a empresa deve apresentar os esclarecimentos que se fizerem necessário, como informações claras e precisas sobre os riscos para o consumidor. O artigo 10 do Código de Defesa do Consumidor (CDC) diz que o ‘fornecedor não poderá colocar no mercado de consumo produto ou serviço que sabe ou deveria saber apresentar alto grau de nocividade ou periculosidade à saúde ou segurança’.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Turismo de luxo em Balneário Camboriú empurra trabalhadores para cidades vizinhas Padres exorcistas dizem que manifestações demoníacas são dezenas no Brasil A expansão pelo Brasil dos traficantes que se veem como 'soldados de Jesus' Queda de ponte: Marinha suspende busca subaquática no rio Tocantins