Empresa alemã é a primeira a vender 'carros voadores' nos EUA

Publicado em 19/10/2023, às 16h20
Foto: Reprodução/Lilium -

Época Negócios

A alemã Lilium anunciou nesta quarta-feira, 17, que abriu nos Estados Unidos as vendas privadas do seu veículo elétrico de decolagem e aterrissagem vertical, o eVTOL, também conhecido como "carro voador". As vendas serão realizadas em parceria com a EMCJET, empresa de corretagem e gerenciamento de aeronaves, que será a revendedora exclusiva da marca alemã no Texas até 2030.

"Este anúncio é o primeiro passo para desbloquear o mercado de aviação privada dos EUA, o maior mercado de aviação privada para a Lilium, e segue a estratégia comercial da Lilium de começar no mercado premium antes de expandir para o mercado de companhias aéreas e transporte de passageiros", disse a empresa, em comunicado.

LEIA TAMBÉM

A Lilium ainda busca certificação das autoridades reguladoras da Europa e dos Estados Unidos. Há dois anos, sua previsão era de que os primeiros eVTOLs estariam voando comercialmente em 2024. A previsão agora é montar a primeira aeronave (e não mais um protótipo) no fim deste ano, começando os testes com pilotos no segundo semestre de 2024. A certificação do eVTOL é esperada para o fim de 2025.

Em entrevista ao site The Verge, Matthew Broffman, chefe de parcerias e rede da Lilium nos EUA, negou que a empresa estivesse se adiantando e disse que a venda "antes da certificação" é comum no mercado de aviação.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

A sonda espacial que pode fazer história ao chegar mais perto do Sol que qualquer outra Era fake? Whatsapp se pronuncia após rumores de nova atualização com notificação de prints WhatsApp vai mostrar quando alguém tirar print das conversas; entenda Robô virtual aconselha jovem de 17 anos a matar os pais por limite a uso de telas