Redação
O deputado federal Arthur Lira (PP/AL), presidente da Câmara dos Deputados, até agora não confirma se em 2026 vai ser mesmo candidato ao Senado, mas o seu empenho na campanha deste ano pelas candidaturas do partido que preside em Alagoas indica interesse em algo mais do que simplesmente uma nova reeleição.
LEIA TAMBÉM
“O PP é um dos maiores partidos do país e, também, de Alagoas. Estamos lançando candidatos em dezenas de municípios, com chapas para prefeituras e Câmaras. Temos compromisso com Alagoas, com nossa gente alagoana, com as reais demandas da população. Os municípios administrados por gestores do PP dão exemplo em políticas públicas em benefício do povo, especialmente das comunidades mais carentes. Nestas eleições vamos não só consolidar como ampliar nossa presença e nosso trabalho em nosso Estado”, diz o próprio Lira.
O PP tem 19.251 filiados em Alagoas e está presente em todos os 102 municípios.
Nesta sexta (26), o presidente da Câmara participou de convenções partidárias do Partido Progressistas em Flexeiras, Murici e Messias e neste final de semana estará presente em diversas outras convenções municipais, numa maratona que vai até o dia 5 de agosto, prazo final estabelecido pelo TSE para a realização de convenções.
Reforça a possibilidade de Arthur Lira concorrer a uma das duas vagas ao Senado o fato de que está praticamente sacramentada a indicação do senador Rodrigo Cunha (Podemos/AL), que renovaria o mandato em 2026, para vice na chapa do prefeito de Maceió, João Henrique Caldas (PL), favorito na disputa pela reeleição.
Se forem eleitos, Rodrigo Cunha em janeiro renuncia ao mandato de senador, deixando a vaga para a sua primeira suplente, médica Eudóxia Caldas (PL), ex-prefeita de Ibateguara e mãe de JHC..
LEIA MAIS
Análise: "Ativismo e jornalismo, à luz do caso Pix" Aumenta a cotação de Arthur Lira para ser ministro de Lula Um nome à procura de um mandato Uma novidade na segunda gestão de JHC