Emoção: adolescentes escrevem para idosos e vão até abrigo fazer a leitura das cartas

Publicado em 18/10/2022, às 11h24
Adeildo Lobo/TJAL -

TNH1 com Assessoria TJAL

Nesta segunda-feira (17), o Programa Cidadania e Justiça na Escola (PCJE) promoveu a sexta edição do tradicional projeto "Adote um Idoso", realizado no Lar de Idosos São Vicente de Paulo. A campanha tem como objetivo o compartilhamento de experiências e aprendizados entre os idosos do abrigo e estudantes de escolas contempladas pelo programa. 

LEIA TAMBÉM

Na edição desse ano, cerca de 20 adolescentes escreveram cartas para cada um dos idosos. As palavras foram lidas pelos próprios estudantes, diretamente para o idoso para quem foram escritas. Os senhores do abrigo se emocionaram com o momento de carinho e aconchego, enquanto os alunos ouviam atentamente as histórias que alguns contavam sobre suas juventudes. 

"Esse tipo de oportunidade anima muito a gente, faz a gente conhecer gente bacana e também conversar. Acho ótimo falar com esses jovens que ainda têm tanto o que aprender. A vida nos ensina muita coisa", disse o senhor Josival Valença, de 70 anos. 

Josival contou ainda que chegou há menos de uma semana no abrigo e o projeto funcionou como uma espécie de festa de boas-vindas. Ele disse também que espera ansioso pela próxima edição da campanha, para que possa ter novamente a chance de conhecer novas pessoas e compartilhar um pouquinho da vida.

Além da leitura das cartas dos estudantes, os idosos do Lar São Vicente de Paulo foram agraciados com apresentações musicais de Irina Costa, cantora e diretora do Centro de Cultura e Memória, e de Ascânio Gama, servidor do Judiciário. 

Para a estudante Alessandra Vitória, de 14 anos, o momento foi marcante pela oportunidade de dar conforto a esses idosos, recebendo em troca ótimas histórias de vida. 

“A experiência foi maravilhosa, eu saio daqui muito feliz em ter dado conforto a alguém que já viveu tanto e passou por tanta coisa. Na carta que eu escrevi para o senhor Heinz, disse que espero que ele continue a avançar e viver experiências boas. O dia de hoje com certeza é uma delas”, concluiu a estudante. 

O Programa Cidadania e Justiça na Escola também realizou doações de mantimentos e itens de higiene pessoal ao Lar São Vicente de Paulo.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Homem com sinais de embriaguez é socorrido após cair de ponte no Salgadinho Após varias prisões no primeiro dia, Prefeitura aumenta policiamento no Verão Massayó Imagem de grupo detido no Verão Massayó viraliza nas redes sociais Verão Massayó 2025 terá 15 linhas de ônibus gratuitas até o evento