Secom Maceió
Na manhã deste domingo (3), o prefeito em exercício, Marcelo Palmeira, fez uma visita à Unidade de Pronto Atendimento (UPA), do Benedito Bentes, parte alta de Maceió. A ação teve como finalidade acompanhar o andamento dos atendimentos durante o período carnavalesco.
LEIA TAMBÉM
Segundo Marcelo Palmeira, a saúde pública é uma das principais preocupações da Prefeitura de Maceió nos dias de folia. “Sabemos que no Carnaval precisamos reforçar a limpeza urbana e a segurança pública, mas não podemos esquecer da importância da saúde pública. Por isso, nas prévias de Carnaval fiz questão de ir à UPA do Trapiche e agora visito a UPA do Benedito Bentes. Quis ver de perto o trabalho destes profissionais e saio daqui satisfeito”, destacou o gestor.
A diretora de unidade, Sandra Gico, explica que a quantidade de atendimentos diários permanece em torno de 400 pacientes, o que muda é a classificação de risco dos casos que chegam até a unidade. “Neste período de festa os casos de baixa complexidade diminuem, o que aumenta realmente é o número de pacientes em estado crítico. Recebemos muitas pessoas vítimas de agressão física, acidente automobilístico e quedas, por exemplo”, afirmou.
Ainda de acordo com a diretora, de forma geral, a unidade médica resolve 75% dos casos de emergência e uma média de 2% são encaminhados para grandes hospitais como o Hospital Geral do Estado (HGE) e Hospital de Doenças Tropicais (HDT). Com regime de funcionamento 24 horas, a UPA Benedito Bentes conta com cerca de 160 profissionais, entre médicos clínicos, ortopedistas, pediatras, odontólogos e enfermeiros.
Além dos consultórios, a unidade é dotada de sala de Raio-x, sala de nebulização, sala de eletro, sala de imobilização ortopédica, sala de sutura e pequenos procedimentos, sala pediátrica, laboratório de exames clínicos, área amarela e vermelha.
LEIA MAIS