Em três meses, Justiça Efetiva movimenta cerca de 79 mil processos

Publicado em 25/04/2020, às 13h38
-

Ascom TJ-AL

O Programa Justiça Efetiva do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJAL) movimentou, nos meses de janeiro, fevereiro e março, cerca de 79 mil processos. Com o auxílio prestado a 12 unidades judiciárias, foram produzidas 5.106 sentenças, 6.112 decisões, 17.616 minutas e 105.321 atos cartorários.  

LEIA TAMBÉM

O resultado já superou os números alcançados entre abril e dezembro de 2019, quando o programa foi iniciado em fase de teste e ajudou a desafogar 14 unidades judiciárias. Coordenado pelo desembargador Domingos Neto e subcoordenado pelo magistrado Helestron Costa, o programa tem o apoio da Presidência do TJAL.

Após realizar o primeiro levantamento do ano, o juiz Helestron Costa destacou a satisfação de toda a gestão do Judiciário com o resultado. “Em três meses de trabalho, nós já superamos a produtividade do ano passado no cartório e estamos próximos de superar as de gabinete. A perspectiva é que a gente consiga triplicar o número do ano passado que foi divulgado e já foi um número bem expressivo”, explicou. 

De acordo com o juiz Henrique Teixeira, titular da 3ª Vara Cível da Capital, em quatro meses de trabalho da equipe do Justiça Efetiva, a unidade foi desafogada com a movimentação de aproximadamente 1.700 processos, com sentenças, despachos e decisões, além do cumprimento de quase 13 mil atos de secretaria.  

“Com certeza é um projeto de grande sucesso que está nos dando muita tranqüilidade, afastando nossa angústia diária que é de dar conta dessa vazão enorme de processos e demandas que estão pressionando o Judiciário. Então, com essa equipe, nós estamos aperfeiçoando nossa prestação jurisdicional, aperfeiçoando no sentido de qualidade e, principalmente, de celeridade, ou seja, estamos prestando serviços de forma mais rápida para a sociedade”, contou o magistrado.

Em 2020, o Justiça Efetiva auxiliou a 3ª, a 8ª e a 10ª Vara Cível da Capital, a 16ª e a 17ª Vara Cível da Capital Fazenda Estadual, 30ª Vara Cível da Capital - Saúde Pública, a 1ª e a 2ª Vara de Marechal Deodoro, além das comarcas de Atalaia, Mata Grande, Paripueira e Colônia Leopoldina.

No ano passado, o programa piloto movimentou mais de 60 mil processos de unidades de primeiro grau. As movimentações produziram mais de 14 mil sentenças, 5.200 decisões interlocutórias e 4.500 despachos. Nesse período, também foram produzidos mais de 92 mil atos de secretaria, como ofícios e intimações.

O Justiça Efetiva foi lançado oficialmente em dezembro de 2019 pelo presidente Tutmés Airan, com o objetivo de impulsionar o trabalho nas unidades judiciárias que possuem grande demanda de processos e, assim, beneficiar os jurisdicionados. 

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Justiça condena homem que chamou artista de 'traveco' em post de casa de shows, em Maceió Justiça proíbe condomínio de usar galinhas contra praga de escorpiões Justiça manda indenizar mulher que contraiu HPV após traições do ex-marido STF nega liberdade condicional a ex-deputado Daniel Silveira