Em tempos de aquecimento global, uma indagação pertinente: quanto calor pode matar um ser humano?

Publicado em 25/08/2024, às 10h20

Redação

Alguns estudos recentes indicam que o limite de temperatura e umidade que o ser humano suporta é muito menor do que se imaginava.

LEIA TAMBÉM

Mas quais seriam os limites?

Uma questão abordada pelo biólogo e escritor Fernando Reinach:

“Os seres humanos morrem de calor, literalmente. Nosso corpo tem um sistema sofisticado de termorregulação capaz de manter nossa temperatura interna próxima de 37°C. Mas, basta a temperatura interna do nosso corpo subir por seis horas para 43°C e a morte é inevitável.

O incrível é quão pouco se sabe sobre a temperatura, a umidade e a insolação necessárias para nos matar. Essa questão ficou importante por causa das ondas de calor que têm assolado o planeta devido às mudanças climáticas. O calor deste semana, em pleno inverno paulista, é um exemplo. Na Europa, morrem 45 mil pessoas por ano de calor. Nos próximos anos, esse número pode chegar a 150 mil.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Corpo de Bombeiros alerta para riscos no abastecimento de veículos elétricos em garagens no subsolo A pedra no sapato que impede a definição do futuro político do governador Paulo Dantas Casa da Indústria recebe hoje o “1º Workshop Sucroalcooleiro de Alagoas para Descarbonização da Mobilidade” Opinião: “Por que o Brasil bate recorde de recuperações judiciais, mesmo com a economia em crescimento”