Em telefonema, Lula e Biden reforçam pedido por atas das eleições na Venezuela

Publicado em 30/07/2024, às 19h20
Ricardo Stuckert -

Correio Brasiliense

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) conversou por telefone, na tarde desta terça-feira (30/7), no Palácio do Planalto, com o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, para tratar sobre a eleição presidencial na Venezuela, ocorrida no último domingo (28/7). 

LEIA TAMBÉM

A assessoria do Planalto deu detalhes sobre a conversa. Durante a ligação, que durou cerca de 30 minutos, Biden reforçou a importância da divulgação das atas da eleição venezuelana. Já o brasileiro informou estar recebendo informações através do enviado ao país, o assessor especial para assuntos internacionais da Presidência, Celso Amorim. Lula deu detalhes das reuniões que Amorim participou com Maduro e com a oposição venezuelana, que contesta o resultado divulgado e acusa Maduro de fraudar o pleito para se reeleger.

“Lula observou que tem mantido acompanhamento permanente do processo eleitoral por meio de seu Assessor Especial, Celso Amorim, enviado a Caracas. Informou que Amorim esteve com Nicolás Maduro e Edmundo González Urrutia e reiterou a posição do Brasil de seguir trabalhando pela normalização do processo político no país vizinho, que terá efeitos positivos para toda a região”, informou um trecho da nota.

“Lula reiterou que é fundamental a publicação das atas eleitorais do pleito ocorrido no último domingo. Biden concordou com a importância das divulgações das atas”, completou o documento.

Casa Branca destaca papel de "liderança" de Lula

Em um comunicado divulgado pela Casa Branca, Biden agradeceu Lula “por sua liderança na Venezuela” e afirmou que o resultado das eleições venezuelanas “representa um momento crítico para a democracia no hemisfério”. 

“Os dois líderes concordaram na necessidade de divulgação imediata de dados eleitorais completos, transparentes e detalhados ao nível das assembleias de voto pelas autoridades eleitorais venezuelanas. Ambos partilharam a perspectiva de que o resultado das eleições venezuelanas representa um momento crítico para a democracia no hemisfério e comprometeram-se a permanecer em estreita coordenação sobre a questão”.

O Brasil ainda não emitiu um posicionamento sobre o reconhecimento das eleições. Na segunda-feira (29), o Itamaraty afirmou que aguarda a divulgação de dados oficiais.

Hoje, Lula se pronunciou pela primeira vez sobre o resultado da eleição presidencial na Venezuela. O chefe do Executivo disse que “não tem nada de grave e assustador” no resultado do pleito e que, para “resolver a briga”, é preciso que o governo de Nicolás Maduro apresente as atas. Na noite de segunda-feira (29), o PT divulgou uma nota em que reconhece a vitória de Nicolás Maduro nas eleições da Venezuela.

Biden no G20

No telefonema, Biden ainda confirmou presença na Cúpula do G20 em novembro no Rio de Janeiro e mencionou que “as economias dos dois países estão indo bem e que a parceria entre Brasil e EUA deve continuar a crescer”.

Lula convidou Biden para participar da reunião dos países democráticos contra o extremismo, que será realizada em setembro, em Nova York, à margem da Assembleia Geral da ONU.

O brasileiro também cumprimentou o líder americano, caracterizando como “magnânima” a decisão de desistência à corrida eleitoral. “Ao finalizar a ligação, o presidente brasileiro cumprimentou Biden pela “magnânima” decisão quanto ao processo eleitoral americano e desejou sucesso para a democracia do país nas eleições presidenciais em novembro”.

Em nota, a Casa Branca reiterou ainda o interesse em aprofundar a cooperação entre o Brasil e os EUA na aceleração da transição para as energias limpas, além de continuar a promover a Parceria para os Direitos dos Trabalhadores, lançado na Assembleia Geral das Nações Unidas.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Passageiro morre após cair da escada de desembarque de avião em SP Carro com turistas cai de altura de 25 metros dentro de cachoeira em SP Bolsa Família de janeiro começa a ser pago nesta segunda (20); confira calendário Vídeo: homem é preso após golpear gerente de supermercado com pá no Mato Grosso