Em reforma, Praça do Skate é alvo de pichação

Publicado em 10/07/2018, às 09h06

Redação

A revitalização da Praça do Skate, no bairro de Ponta Verde, ainda não terminou, mas o espaço já foi alvo de pichação. Nessa segunda-feira (09), durante vistoria no local, técnicos da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Sustentável (Semds), que é a responsável pela obra de revitalização, identificaram os escritos na pista de skate.

LEIA TAMBÉM

As frases foram escritas dias após o início da recuperação do equipamento voltado à prática esportiva. Titular da Semds, Gustavo Acioli Torres afirmou que os autores da ação já foram identificados e as medidas cabíveis serão adotadas junto às autoridades policiais.

“É lamentável presenciar atos como este, sobretudo pelo dano gerado em um espaço que está sendo recuperado para servir à população. Não é somente o custo com o material que novamente vai ser utilizado. Envolve tempo, já que a equipe vai ter que parar e voltar pra refazer algo que já havia sido feito. Mesmo em um período de restrições financeiras, a Prefeitura tem realizado investimentos com recursos próprios para construir e revitalizar praças e espaços de lazer, mas infelizmente ainda registramos a ação dos vândalos, que destroem as áreas públicas da cidade”, comentou o secretário.

Gustavo Acioli Torres afirmou que, após o registro do fato, um Boletim de Ocorrência será registrado na Polícia Civil nesta terça-feira (10). Este tipo de ação é tipificada como crime ambiental. Segundo prevê o Código Municipal de Proteção ao Meio Ambiente, em seu artigo 178, inciso IX, “causar danos de qualquer forma às praças e áreas verdes gera multa”.

Quem for flagrado ou denunciado, pagará de acordo com a infração cujo valor é calculado pelo departamento jurídico da Semds. “É importante lembrar que o Código Penal Brasileiro também tipifica, no artigo 163, o vandalismo como uma ação passível de detenção de seis meses a três anos, além de multa conforme o dano”, esclareceu o gestor.

Em perfis nas redes sociais, Gustavo Acioli Torres comentou sobre o caso e convidou artistas que se expressam por meio do grafite a fazer intervenções no local.

“Isso não é protesto, é crime. Voltarei a fazer um B.O. e desde já convido os artistas de rua da cidade que queiram fazer uma intervenção na pista de skate, estamos abertos para aprovamos um trabalho neste sentido. O que não será permitido é o vandalismo”, escreveu Torres.

O titular da Semds lembrou, ainda, que a Prefeitura dispõe de canais que recebem denúncias, por meio dos números 3315-4735 e 3315-4739. A denúncia também deve ser feita pelo número 153, na Guarda Municipal ou, de imediato, o cidadão pode acionar a Polícia Militar pelo número 181.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Complexo administrativo de Maceió é leiloado; investimento previsto é de R$200 milhões Confira a programação do Verão Massayó neste sábado (18) Veja horários da visitação gratuita aos navios da Marinha do Brasil no Porto de Maceió Polícia Científica faz exames para descobrir causas do incêndio em hotel na Pajuçara