Em parceria com a Embrapa, Ufal sedia hoje a Feira da Rede Territórios dos Saberes e Sabores

Publicado em 05/08/2024, às 05h57

Redação

A Universidade Federal de Alagoas recebe, nesta segunda-feira (5), a Feira da Rede Territórios dos Saberes e Sabores, iniciativa de comunidades de economia criativa e turismo de base comunitária dos Estados de Alagoas, Pernambuco e Sergipe.

O evento é aberta ao público, das 9 às 19 horas, no pátio central da Reitoria, constando da programação demonstração e comercialização de produtos turísticos, alimentícios e artesanato.

Estão previstas rodas de conversa, mediadas por facilitadores da Embrapa e da Ufal, com temáticas que incluem governança em turismo sustentável, economia solidária e cooperativismo, comunicação participativa, serviços ecossistêmicos do manguezal, capacidade antioxidante de produtos naturais, geodiversidade e geoturismo, além de valorização de paisagens alimentares.

A atividade, promovida com apoio da Ufal, é um dos resultados do projeto de inovação social Paisagens Alimentares, coordenado pela Embrapa Alimentos e Territórios (Maceió) e financiado pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), reunindo empreendedores com foco na sustentabilidade e na valorização do território local e dos saberes ancestrais, como os fazeres manuais, a cultura e os ritos dos povos e comunidades tradicionais.

“Essa feira consolida um dos resultados do projeto, que é a formação de redes, no sentido de proporcionar aos grupos o entendimento sobre a necessidade de interação entre eles e de possibilidade de tocar projetos dessa natureza de forma independente”, explica Aluísio Goulart, supervisor de Inovação e Tecnologia da Embrapa, que coordena o projeto Paisagens Alimentares.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Um nome à procura de um mandato Uma novidade na segunda gestão de JHC Um desequilíbrio fiscal de responsabilidade compartilhada Os milionários que dirigem carros usados e nunca compram roupas novas