Redação
A Federação Alagoana de Futebol realizou a segunda edição do Fórum do Futebol Alagoano na tarde desta sexta-feira (10), em um hotel localizado na orla da Praia da Pajuçara. A FAF apresentou propostas, ideias e novidades para o Campeonato Alagoano 2018.
LEIA TAMBÉM
O presidente da FAF, Felipe Feijó, o diretor de competições, Luciano Sampaio, e o presidente da Comissão Estadual de Arbitragem, Charles Hebert, discursaram e exibiram as pautas de cada pasta.
Apenas três clubes da primeira divisão enviaram representantes para o evento: Marcelo de Jesus (CSA), Sérgio Lúcio (ASA) e Cícero Santana (Dimensão Saúde).
Tabela e regulamento
O Campeonato Alagoano 2018 está previsto para começar no dia 21 de janeiro e terminar dia 8 de abril. O prazo curto se deve ao fato de que 2018 é ano de Copa do Mundo e, por isso, o Campeonato Brasileiro da Série B se inicia dia 14 de abril.
(Foto: Allan Jones / Ascom FAF)
A FAF vai propor aos clubes no conselho arbitral, que será realizado no próximo dia 17 de novembro, que o formato do Alagoano seja simples. A proposta é que os nove clubes joguem entre si em um turno apenas de ida. Os quatro melhores disputam a semifinal e, consequentemente, quem avançar joga a final. Ao término do campeonato, dois times serão rebaixados.
A ideia da FAF é que o Alagoano de 2019 tenha oito equipes. Na segunda divisão Estadual 2018, novamente apenas um clube terá o acesso para a elite do futebol alagoano.
Outras sugestões apresentadas no fórum são referentes às inscrições de jogadores e técnicos no campeonato.
- Intenção é que o número de atletas inscritos não ultrapasse o de 30 jogadores;
- Obrigatoriedade de atletas da base, de 3 a 5 atletas inscritos;
- Limitação de dois técnicos por clube. Objetivo é evitar o "troca-troca" em demissões e contratações, e permitir que cada time comece o campeonato com um técnico e possa realizar essa troca apenas uma vez durante a competição.
Vale ressaltar que essas são algumas ideias sugeridas pela Federação, mas que só serão colocadas em prática caso os clubes aceitem e incluam no regulamento, que será elaborado no conselho arbitral.
Tecnologia
Felipe Feijó anunciou que a empresa Sport Radar vai fazer o monitoramento de dados dos jogos do Campeonato Alagoano. O intuito é fortalecer o sistema antifraude contra bancas de apostas pelo mundo. Segundo o presidente, todas as partidas serão monitoradas, com um custo de 75 dólares por jogo. Feijó disse ainda que as federações de Pernambuco e Santa Catarina já utilizam esse sistema.
A Comissão de Arbitragem também apresentou novidades tecnológicas. O sorteio de árbitros para cada rodada continuará sendo transmitido por meio da internet. A novidade é que analistas de arbitragem farão avaliação de desempenho dos árbitros através de um aplicativo chamado IAFut.
No aplicativo, o árbitro avaliado inicia a partida com a nota 10. No decorrer dos lances marcados pela arbitragem, os analistas poderão avaliar se a decisão foi acertada ou não. Desempenhos como condicionamento físico e posicionamento também serão avaliados.
Ao fim da partida, o aplicativo reunirá as avaliações dos analistas e informará a nota final da arbitragem. Essa nota será enviada para a Comissão de Arbitragem e para a Federação Alagoana de Futebol, que propôs também um portal de transparência no site oficial para publicar as informações.
(Foto: Paulo Victor Malta / Portal TNH1)
A aquisição de mais dois rádios comunicadores para a arbitragem também será feita para o Campeonato Alagoano. Atualmente a arbitragem tem apenas dois equipamentos dessa performance.
Intercâmbio de árbitros
Charles Hebert afirmou que o intercâmbio de árbitros entre as federações nordestinas deve ser proposto para o Alagoano 2018. A ideia é que um árbitro ou trio de arbitragem alagoano vá apitar o Campeonato Pernambucano, por exemplo, enquanto outro árbitro ou trio de arbitragem de Pernambuco apite a partida do Campeonato Alagoano. A ideia pode ganhar corpo na reunião entre as comissões de arbitragem do Nordeste, que será realizada dia 3 de dezembro, segundo Charles Hebert.
Uma ouvidoria independente de árbitros deve ser colocada à disposição no Estadual 2018, em parceria com as federações de Pernambuco e Sergipe.
O presidente da Comissão de Arbitragem também reforçou a necessidade da utilização dos árbitros nordestinos principalmente na Copa do Nordeste, para valorizar os profissionais.
Pesquisa "Falai aí, torcedor"
Entre os dias 23 de outubro e 6 de novembro, a FAF disponibilizou no próprio site uma pesquisa para saber dos torcedores o que precisa melhorar no futebol local. Segundo a Federação, mais de 2.500 votos foram registrados. A maioria dos votos foi de torcedores com idade entre 17 e 39 anos, cerca de 82%.
(Foto: Paulo Victor Malta / Portal TNH1)
Para os torcedores que votaram, o formato ideal do Alagoano 2018 é com pontos corridos e mata-mata (47% dos votos). O sistema único de pontos corridos foi o segundo mais votado (22%). Em terceiro, ficou a fórmula de hexagonal, semifinal e final (21%).
(Foto: Paulo Victor Malta / Portal TNH1)
A pesquisa apontou também que, o que o torcedor mais consome nos estádios são alimentação (53%) e bebida (24%). De acordo com a pesquisa, o horário preferencial das partidas para os torcedores é no período da tarde (56,74%), contra os 43,26% da noite.
(Foto: Paulo Victor Malta / Portal TNH1)
Os torcedores relataram várias reclamações e sugestões de mudanças para a Federação. Felipe Feijó revelou que as mais cobradas pela torcida são quesitos como segurança e estrutura dos estádios.
Premiação
Nos últimos anos, o campeão alagoano levou como prêmio um automóvel, medalhas e um troféu. O intuito da FAF é que em 2018 a situação mude e o campeão seja premiado em dinheiro.
O melhor trio de arbitragem também deverá receber uma quantia em dinheiro pelo desempenho no campeonato.
Marketing
Ações de marketing serão propostas pela FAF. Um exemplo utilizado foi o de sortear camisas dos clubes nos oito jogos da primeira fase. O torcedor que estiver com o canhoto do ingresso da partida poderia concorrer. Outra sugestão é que o torcedor guarde todos os canhotos dos ingressos do Alagoano 2018, para concorrer no final da competição a uma motocicleta e bolas oficiais do Estadual.
A FAF pensa ainda em elaborar um aplicativo interativo do Campeonato Alagoano, onde seria possível acompanhar os jogos da rodada, com a utilização da FAF TV, por exemplo.
Providências
O diretor de competições, Luciano Sampaio, afirmou que uma diretriz técnica sobre estrutura dos estádios será providenciada. Será uma recomendação para 2018, com obrigatoriedade para 2019. O prazo é para evitar que os responsáveis argumentem que foram pegos de surpresa.
Ainda segundo o dirigente, a CBF enviará um representante para Maceió, para verificar as estruturas dos clubes, desenvolvimento de base, futebol feminino, entre outros assuntos. A FAF firmará um convênio para a melhoria dos gramados, para estabelecer estrutura com nota e ter recomendação mínima para 2018 e 2019. A meta é ter padrão exigível para o futebol ser apresentado com melhor técnica.
LEIA MAIS