Em Alagoas, vendas no varejo caem 3,9% em novembro

Publicado em 12/01/2023, às 14h01
Helena Pontes / Agência IBGE Notícias -

Ascom IBGE

O volume de vendas do comércio varejista recuou 3,9% em Alagoas no mês de novembro. Esse resultado representou a maior queda em pontos percentuais entre os meses de 2022: julho (2,3%), setembro (0,9%) e junho (0,5%) também apresentaram recuo. As informações são da Pesquisa Mensal de Comércio (PMC), divulgada nessa quarta-feira (11) pelo IBGE.

LEIA TAMBÉM

Em relação a novembro de 2021, as vendas no varejo cresceram 1,8% em Alagoas. Nos últimos 12 meses, houve avanço de 5,5%.

No Brasil, as vendas no comércio varejista no país recuaram 0,6% na passagem de outubro para novembro do ano passado. Nessa comparação, é a primeira vez que o varejo fica no campo negativo desde julho de 2022 (-0,2%). Com isso, o setor se encontra 3,6% abaixo do maior nível da série, registrado em outubro de 2020, e 2,6% acima do patamar pré-pandemia, de fevereiro do mesmo ano. No acumulado de janeiro a novembro, o varejo avançou 1,1% e, nos últimos 12 meses, 0,6%.

Das oito atividades pesquisadas, seis tiveram resultados negativos em novembro. As principais influências sobre o índice geral vieram de Combustíveis e lubrificantes (-5,4%) e Equipamentos e material para escritório, informática e comunicação (-3,4%).

Para o gerente da pesquisa, Cristiano Santos, um dos fatores que explicam o resultado negativo do setor de combustíveis é a inflação. “Novembro foi o primeiro mês em que os preços dos combustíveis voltaram a crescer após uma sequência de deflação que se iniciou em julho do ano passado. Isso impactou as receitas das empresas. Outro ponto é que novembro não é um mês de grandes movimentos nos transportes, já que as famílias costumam esperar para viajar em dezembro”, explica.

Vendas no comércio varejista ampliado recuam 5,6% em Alagoas - Em Alagoas, o volume de vendas do comércio varejista ampliado, que integra também as atividades de veículos, motos, partes e peças e de material de construção, registrou queda de 5,6% em novembro. Na comparação com o mesmo mês do ano anterior, houve alta de 1,9%. Nos últimos 12 meses, o comércio varejista ampliado cresceu 2,6%.

Sobre a pesquisa - A Pesquisa Mensal de Comércio produz indicadores que permitem acompanhar o comportamento conjuntural do comércio varejista no país e traz resultados mensais da variação do volume e receita nominal de vendas para o comércio varejista e comércio varejista ampliado (automóveis e materiais de construção) para o Brasil e unidades da federação. A técnica de coleta é o - Questionário eletrônico autopreenchido (CASI) e a Entrevista pessoal com questionário em papel (PAPI).

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Sesau orienta como prevenir doenças mais comuns durante verão Governo de Alagoas antecipa pagamento de 13º salário para servidores públicos e pensionistas Vídeo falso de onças em Alagoas circula nas redes sociais; entenda Médica alagoana que morreu em incêndio na Tailândia será sepultada nesta sexta-feira (10)