Agência Alagoas
A pluralidade, inovação, versatilidade e regionalização têm dado o tom do turismo em Alagoas. Nos cem primeiros dias de gestão do Governo do Estado, o saldo é de expansão, seja pela conquista de voos inéditos, o lançamento de uma nova campanha promocional ou a consolidação da liderança do destino no mercado nacional - com o internacional também já caminhando a passos largos.
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Depois do desdobramento da pasta do Desenvolvimento Econômico, o Turismo passou a ganhar protagonismo, representatividade e ainda mais força do trade alagoano. Consolidado na primeira posição do destino mais buscado do país em 2022 pela CVC, maior operadora de turismo da América Latina, agora Alagoas se direciona para repetir o marco. Eleita no top 3 dos lugares mais buscados do Brasil em oito dos nove feriadões deste ano, além de ter liderado as buscas do mercado nacional no verão na CVC, o estado também foi apontado como uma das 5 atrações turísticas mais procuradas para o início de 2023, segundo a ViajaNet.
A participação estratégica em grandes feiras e eventos dentro e fora do país tem buscado consolidar a liderança de Alagoas no mercado do turismo. De janeiro para cá, o estado foi atração de destaque na feira internacional de turismo de Lisboa, a BTL, com o lançamento da sua nova campanha promocional; no Partiu Brasil Infinitas, em Buenos Aires; e na maior feira do segmento da América Latina, a WTM, com ativações que foram sucesso de público, a exemplo do óculos de realidade virtual e da produção em tempo real do artesanato alagoano pelas mãos dos artistas populares Vandinho e Bedeu.
“A nossa tônica tem sido tirar do papel o que é viável, aprimorar o que já vem dando certo e ampliar nosso olhar para as possibilidades criadas pelo turismo enquanto setor que tem grande impacto não só no desenvolvimento econômico, como social do nosso estado. Para isso, unimos esforços para fortalecer e impulsionar todas as frentes, desde a promoção e marketing, participação de feiras e eventos até projetos estruturantes, captação de novos voos, empreendimentos e a qualificação dos serviços turísticos ofertados”, destaca a secretária Bárbara Braga.
“Nossa meta é destacar Alagoas cada vez mais no mercado nacional e internacional, fazendo com que o turismo continue sendo uma das principais atividades geradoras de emprego e renda da população, como também garantir excelência no atendimento dos serviços prestados em cada ponto do estado”, avalia a gestora do Turismo.
Ainda de acordo com Bárbara, o trabalho feito pelo governo em todas as pastas contribui para o desenvolvimento do turismo no estado. “Tenho certeza de que com o conjunto de ações que estão sendo realizadas pelo governo do estado também no âmbito de outras pastas, todas transversais, a exemplo da saúde, educação, segurança pública, dentre outras, trará cada vez mais possibilidades de investimentos em nosso estado, que tem tanto a oferecer do Litoral ao Sertão. Nossa meta é de integração para que o turismo de Alagoas seja cada vez mais sustentável, em sentido amplo que vai desde os cuidados com as áreas de preservação ambiental até de fato a continuidade do segmento como um todo”, completa.
E quando o assunto é infraestrutura e qualificação profissional, os investimentos no segmento também são pontos-chave da nova gestão. Placas de sinalização de padrão internacional já estão sendo instaladas em 13 cidades turísticas, incluindo as rodovias, com a Rota Ecológica em fase de conclusão. Os prestadores de serviços do setor recebem uma relevância inédita com a implantação do programa Escola do Turismo: cerca de 11 mil serão capacitados com cursos profissionalizantes ofertados pela Setur, em parceria com entidades privadas.
Regionalização e mercado internacional
Enquanto fortalece o mercado nacional e internacional, estreitando relação com órgãos estratégicos a exemplo da Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur) -, que já resultou na primeira press trip internacional do destino, uma das grandes defesas da secretária é a regionalização. Com isso em mente, a gestora mantém a autonomia concedida às instâncias de governança com assinatura do termo de fomento e repasse de recurso para três delas e outros dois já estão em fase de tramitação, além da entrega dos planos diretores estruturando as diretrizes para o melhor ordenamento e organização urbanística das cidades, que já beneficia os municípios de Barra de Santo Antônio, São Miguel dos Milagres e Porto de Pedras.
Investimentos em mídia
A inovação nos investimentos em mídia, uma das principais estratégias de marketing no turismo nacional e internacional, foi uma das maiores características dos cem dias de gestão no turismo. Na televisão e revistas de bordo das aeronaves, nos totens em aeroportos, em projeções visuais pelo piso de lugares de grande circulação, em ônibus e táxis adesivados, em sites, aplicativos e revistas, as belezas de Alagoas estiveram estampadas em diversas mídias dentro e fora do Brasil. Em um investimento de mais de R$ 3 milhões, o Governo de Alagoas, por meio do convênio firmado entre a Setur e o Maceió Convention Visitors & Bureau, promove campanhas de marketing com as principais operadoras, companhias aéreas e players do mercado do turismo nacional e internacional até maio deste ano.
Uma das melhores temporadas de verão da história
O resultado de todos os investimentos feitos no turismo é uma realidade diante dos números apresentados pela última alta temporada de verão, considerada uma das maiores da história. De acordo com os dados levantados pela Setur até o momento, a economia alagoana foi impactada em R$ 1,2 bilhão entre dezembro do ano passado e março de 2023. Este número é referente aos 600 mil visitantes que estiveram no estado neste período.
Esse contingente de turistas é proveniente dos números da malha aérea, que viveu uma expansão com 29 voos extras no período do verão, de 23 destinos diferentes, um recorde histórico conquistado pelo trabalho próximo do Governo de Alagoas junto a companhias aéreas e operadores de turismo do mercado nacional e internacional, a exemplo das conexões conquistadas provenientes de Lisboa, em Portugal, e Montevidéu, no Uruguai.
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