Eleições AL: Justiça determina exclusão de perfil no Instagram por propaganda irregular

Publicado em 05/10/2020, às 06h54
Divulgação -

Assessoria

A juíza eleitoral Larrissa Gabriela Lins Victor Lacerda, da 47ª Zona Eleitoral, determinou a suspensão de um perfil no Instagram, até o primeiro turno das eleições de novembro, por se tratar de um perfil anônimo que divulga conteúdos exclusivamente eleitorais, muitas vezes depreciativos à imagem de candidatos com registro formalizado na Justiça Eleitoral, o que causaria desequilíbrio entre os concorrentes.

LEIA TAMBÉM

A decisão da magistrada foi proferida em uma representação por propaganda antecipada ajuizada por um dos candidatos a vice-prefeito em Limoeiro de Anadia, sustentando que vários perfis no Instagram “realizaram propaganda negativa com disparo de conteúdo criminoso e de cunho injurioso e inverídico contra sua honra e dignidade, por meio de imagens e vídeos”.

Em sua decisão, a magistrada da 47ª Zona Eleitoral explicou que ainda que a pretensão do candidato fosse limitada à remoção do conteúdo específico que considera ofensivo, ela não teria como determiná-la, uma vez que foi informado apenas as URLs das contas inteiras. “Diante da primazia da liberdade de expressão e da menor interferência do debate democrático, a legislação impõe que a remoção de conteúdos da internet seja pontual, cirúrgica e específica”, explicou.

Por outro lado, a decisão destaca que a conta @limoeiro_daverdade é anônima e veicula conteúdo eleitoral. Inclusive, a matéria impugnada na representação, de modo que incorre na vedação prevista no artigo 57-D da Lei nº 9.504/1997, que diz ser “livre a manifestação do pensamento, vedado o anonimato durante a campanha eleitoral, por meio da internet, assegurado o direito de resposta”.

“Diante da vedação do anonimato durante a campanha eleitoral, impõe-se a exclusão não só do conteúdo, mas da conta @limoeiro_daverdade, conforme jurisprudência do Tribunal Superior Eleitoral (TSE)”, evidenciou a juíza Larrissa Gabriela Lins Victor Lacerda, da 47ª Zona Eleitoral.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Justiça condena homem que chamou artista de 'traveco' em post de casa de shows, em Maceió Justiça proíbe condomínio de usar galinhas contra praga de escorpiões Justiça manda indenizar mulher que contraiu HPV após traições do ex-marido STF nega liberdade condicional a ex-deputado Daniel Silveira