Eleição para Conselhos Tutelares na capital tem confusão e boca de urna

Publicado em 04/10/2015, às 07h34
-

Redação

(Crédito: TNH1)

Atualizada às 16h38

Neste domingo, 04, ocorre a primeira eleição unificada para escolha dos conselheiros tutelares nos mais de cinco mil municípios brasileiros das 8h às 17h. Em Alagoas apenas Maceió e Arapiraca utilizarão urnas eletrônicas na votação. Dos 102 municípios, apenas Pilar não vai realizar a eleição, por problemas na organização.

Em Maceió, apesar da aparente tranquilidade em alguns pontos de votação, a exemplo do CEAGB, algumas pessoas insistiam em fazer "boca de urna", com a distribuição de santinhos. Nossa equipe também flagrou a chegada de eleitores em vans supostamente contratadas por candidatos, o que também não é permitido.

Benedito Bentes

Na Escola Estadual Rubens Canuto, houve princípio de confusão e a Polícia Militar foi chamada. De acordo com guarda municipal, Jaldneide Ângelo, houve um bate-boca entre candidatos. Além disso, eleitores que não estão na lista estariam tentando tumultuar o processo. "Tacinho" (de amarelo na foto), um dos candidatos, foi retirado do colégio. Ele estaria conversando com os eleitores.

Na filla, a reclamação é pelo tempo de votação. Eduardo José da Silva, 28 anos, monitor de colégio demorou mais de 40 min para votar e disse que a urna da seção 8 só foi aberta depois de 9 horas.

O trânsito na região está confuso e com muito congestionamento.

Segundo o Conselho Municipal de Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), em Maceió, 112 candidatos disputam as 50 vagas distribuídas entre as 10 regiões administrativas da capital. Maceió contava com 35 conselheiros tutelares, neste ano houve uma ampliação de 15 vagas devido a divisão de algumas regiões administrativas, por causa do crescimento populacional.

Caso eleito, o conselheiro irá receber um salário de R$3,8 mil para proteger e defender os direitos da criança e do adolescente, segundo o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), que completou 25 anos em 2015.

Todos os cidadãos que possuem título de eleitor podem votar. Para isso é preciso comparecer ao local de votação munido de título eleitoral e documento oficial com foto. 

detidos

Durante a tarde policiais da Operação Litorânea (Oplit) foram acionados para verificar uma possível compra de votos que estaria ocorrendo na Escola Benedito de Moraes, na Ponta da Terra. Segundo informações, algumas pessoas que estavam no local teriam denunciado que um candidato, cujo nome não foi revelado, estaria comprando voto. Ele foi detido, levado para a Central de Flagrantes e em seguida liberado

VEJA MAIS:

Eleição para conselheiro tutelar ocorre em 40 locais; saiba onde votar

As urnas eleitorais serão distribuídas neste sábado, 03, a partir das 14h com apoio da Polícia Militar e com as guardas municipais de cada prefeitura.

Cidadania

Apesar do voto não ser obrigatório, o Conselho Municipal de Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), ligado a Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), defende a importância de participar do processo de escolha.

“A gente chama a atenção dos cidadãos para que participem da eleição, porque o conselheiro tutelar é uma agente de proteção do direito da criança e do adolescente. É importante que a gente pense em quem está votando porque é ele que a comunidade vai acionar aos longos desses quatro anos”, disse Ubiratânia Amorim de Souza, presidente da CMDCA.

Ubiratânia chama atenção para que as pessoas fiquem atentas para o local de votação. “Por ser uma eleição que não é obrigatória, a votação não ocorre em todos os colégios eleitorais. Cada região administrativa terá um número reduzido de locais de votação é importante saber onde sua seção estará pelo site da prefeitura”, conclui.

Segurança

Para garantir a segurança durante o pleito em Maceió, cerca de 120 policiais militares e 60 homens da Guarda Municipal foram convocados para o processo. De acordo com o Comando de Policiamento da Capital (CPC), a PM irá apoiar na segurança no entorno das escolas.

De acordo com o Capitão Carnaúba, do CPC, a Guarda Municipal atua dentro das escolas no período da manhã e será substituída por militares no período da tarde. O grupamento aéreo também irá participar da operação de segurança.

“A PM terá 14 guarnições motorizadas, fazendo todo o patrulhamento no entorno das escolas, apoiando o trabalho da guarda municipal pela manhã. Durante a tarde, 70 PMs serão distribuídos nas escolas e mais cinco guarnições motorizadas do Batalhão Escolar farão o apoio operacional mais as duas aeronaves do policiamento aéreo”, disse.


Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Paciente psiquiátrico perdido em área de mangue em Maceió é resgatado Ministério Público pede devolução de meio bilhão a empresários de Maceió acusados de sonegação UPA Benedito Bentes conquista selos ONA 3 e GPTW, em 2024 Denunciado por assédio sexual em bar na Jatiúca, homem registra BO contra influenciadora