Ela deixou São Paulo para estudar em Alagoas

Publicado em 14/06/2016, às 11h15

Redação

Letícia Santos tem 14 anos e sabe bem o que quer para a vida: estudar em uma escola que ofereça oportunidades de crescer dentro e fora da sala de aula. Delvan Gomes tem 16 e também quer uma escola que o ajude a alcançar o objetivo de ser um programador de games.

Ambos agora terão em comum também o Instituto Federal de Alagoas. Eles foram aprovados no último exame de seleção para o Campus Marechal Deodoro, onde começaram a estudar nessa segunda-feira (13). Os novos alunos dos cursos técnicos de Meio Ambiente e Guia de Turismo e do curso superior de Gestão Ambiental lotaram o pátio do campus para a aula inaugural e conheceram um pouco mais sobre as oportunidades e desafios que terão pela frente. No total, são 280 novos alunos no campus.

De SP para Alagoas

Letícia nasceu e cresceu em São Paulo, mas tem parte da família morando em Alagoas. Foi por meio das primas que ela conheceu o Ifal – Marechal Deodoro e decidiu se mudar para a cidade.

“Elas fizeram o curso técnico de Guia de Turismo aqui e sempre falaram muito bem da escola. Conseguiram crescer profissionalmente. Eu quero a mesma coisa e em São Paulo isso seria muito difícil. As escolas públicas que eu conheço lá não são tão boas”, diz Letícia, acompanhada da tia, Eliene dos Santos. “E eu dei todo o apoio para ela vir, porque sei que o instituto vai abrir muitas portas”.

Já o adolescente Delvan conhece bem o Campus Marechal Deodoro. Ele é filho de um dos funcionários terceirizados que trabalham na instituição e acredita que a relação entre pai e filho vai ajudar no dia-a-dia da escola. “Como meu pai já frequenta a escola, ele vai estar sempre presente nas reuniões de pais, por exemplo”, afirma o jovem, que pretende chegar logo ao Ensino Superior: “o curso técnico vai me ajudar a aprender muito mais. Vou aproveitar muito as aulas de informática, porque penso em ser programador de jogos”.

Aproveitar oportunidades

Durante a aula inaugural, a diretora-geral do Ifal – Marechal Deodoro, Marília Góis, fez uma breve apresentação do instituto e incentivou os alunos a aproveitar as oportunidades. “Vocês precisam saber que enfrentarão algumas dificuldades, mas que até as dificuldades serão oportunidades de crescimento. Toda a equipe do Ifal estará à disposição de cada estudante para ajuda-los a superar desafios e abrir muitas portas”, disse Marília.

Também participaram da aula inaugural o Diretor de Ensino, Éder Souza; o chefe do Departamento de Pesquisa e Extensão, Adelmo Bastos; o chefe do Departamento de Apoio Acadêmico, Diogo Oliveira; os coordenadores dos cursos técnicos de Meio Ambiente, Pedro Guilherme, e de Guia de Turismo, Alan Moura; o coordenador do curso superior de Gestão Ambiental, Dário Nicácio; e o integrante do Grêmio Estudantil Nelson da Rabeca, Luís Felipe Santos.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Resultado da matrícula online será divulgado neste sábado (11) Sesc abre inscrições para projeto de educação ampliada e EJA Ifal tem vagas em cursos técnicos de Enfermagem, Química e Segurança do Trabalho Procon Alagoas divulga resultado de pesquisa de preços em papelarias