Economista dá 5 dicas para aproveitar melhor a Black Friday

Publicado em 17/11/2017, às 11h20

Redação

Faltando apenas uma semana para a Black Friday, que acontece sempre na última sexta-feira do mês de novembro, e desde 2010 está presente no Brasil, o TNH1 conversou com o economista Silvio Costa, que deu algumas dicas de como aproveitar as compras com mais segurança.

LEIA TAMBÉM

Para Costa, além tomar todos os cuidados para evitar compras fraudulentas, o consumidor deve fugir de problemas por falta de planejamento na hora de comprar, o que acaba gerando dívidas.

“Esse dia tem um papel muito grande na economia nacional, por causa do tamanho da movimentação. Além de ser o momento ideal para os lojistas baixarem os preços e renovarem os estoques, conseguindo capital para comprar os novos produtos no início do ano”, explica Silvio.

Confira as dicas de Costa para aproveitar a Black Friday:

1 – Não compre por impulso

“Essa história de aproveitar só porque está na promoção pesa no orçamento familiar para o final do ano e o começo do próximo. O consumidor, principalmente que tem carro e/ou filhos, tem que ficar atento às despesas, pois no início do ano seguinte ele terá algumas despesas fixas, como material escolar, renovação de seguro do veículo e emplacamento”.

2 – Compras têm que ser planejadas

“Sevocê está de fato precisando do produto e vem fazendo pesquisas de preço para saber o local mais em conta, vale à pena. Pois como as promoções têm um desconto maior nesta época, é provável que você consiga adquirir o produto por um valor mais acessível”.

3 – Cuidado com as dívidas

“Os preços estão menores, mas isso não justifica compras compulsivas. ‘Aproveitar’ demasiadamente pode acabar gerando problemas financeiros. Só faça compras se forem de forma racional, com um planejamento e se o produto em questão for necessário”.

4 – Aproveite melhor o 13º

“Usar o 13º para pagar dívidas não é a melhor opção. O ideal é fazer uma poupança para se preparar para as contas do início do ano. Nunca ‘torre’ o dinheiro todo nas compras do final do ano, porque além das promoções, têm os gastos com a ceia de Natal, presentes, e o Ano Novo”.

5 – Compre os presentes de Natal nesta data

“Apesar de a Black Friday não ter nada a ver com o ‘espírito natalino’, é uma boa fazer essas compras antecipadamente. Muitas pessoas fazem isso por conta da atual situação do país, e é mais vantajoso”.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Teto do INSS sobe para R$ 8.157,40 em 2025 Clima, dólar e preço da carne explicam inflação acima da meta em 2024 Veja como fica o desconto do INSS no seu salário em 2025 Teto de juros do consignado do INSS subirá para 1,8% ao mês