Revista Crescer
O pequeno Matteo, de 2 meses, foi passear com a mãe, a influenciadora Andressa Chaban, e ela ficou tão impressionada com uma cena que compartilhou em seu perfil no Instagram, deixando os internautas também muito intrigados. “E eu que levei meu filho para passear e ele ficou assim...”, escreveu ela, na legenda do vídeo na rede social. “Vê se aguento uma coisa dessas?”, pergunta.
LEIA TAMBÉM
Nas imagens, Matteo aparece deitado no carrinho com um dos braços estendidos, com uma pose que lembra a de um super-herói. Nos comentários, os internautas brincaram. “É um bug comum. Só reiniciar, que resolve”, escreveu um seguidor. “Buzz LightYear, ao infinito e além”, brincou outra, comparando-o ao personagem da animação Toy Story. Outra pessoa sugeriu: “Já está treinando para andar de ônibus”.
Em entrevista a CRESCER, Andressa contou que não foi a primeira vez que o bebê fez isso. “Uma vez, aconteceu quando ele estava no berço, em casa”, relata. “Inclusive, quando abaixamos um braço, ele levantou o outro. Rimos muito”, lembra. Em geral, segundo a mãe, o bracinho fica erguido por alguns segundos e depois abaixa.
No início, ela ficou assustada. “Fui logo pesquisar na internet e depois perguntar para o pediatra. Então, entendi que é normal. Por conta do reflexo de Moro, às vezes, ele toma um susto e acontece”, afirma.
É normal?
De acordo com o pediatra e neonatologista Nelson Douglas Ejzenbaum, membro da Academia Americana de Pediatria (AAP), existem vários reflexos comuns nos recém-nascidos até por volta dos três meses — ou um pouco mais. “Um deles é o reflexo da marcha, que é quando você coloca o bebê em pé, segurando por baixo dos braços, e ele começa a mexer as pernas, como se estivesse andando”, exemplifica. “Tem também o chamado reflexo palmo-plantar, que é quando os dedinhos se abrem, ao estimularmos os pés do recém-nascido”, acrescenta.
O reflexo de moro, que, aparentemente, é o caso de Matteo, também é comum nessa faixa etária. “É um reflexo em que a criança abre os braços ou mantém o braço durinho. É completamente normal”, tranquiliza. Esse reflexo é caracterizado por movimentos involuntários dos braços, das pernas e da cabeça, que, em geral, ocorrem em resposta a um som alto, movimento brusco ou sensação de queda.
LEIA MAIS