Redação
Vídeos que estão sendo compartilhados entre usuários de redes sociais, onde chineses estariam enganando os consumidores ao fabricarem ovos de plástico para vender como os reais, viralizaram. Segundo os supostos relatos, um grande esquema estaria funcionando para lucrar às custas do mercado brasileiro.
LEIA TAMBÉM
No primeiro vídeo, onde é possível ver a fabricação do ovo, trata-se de uma fábrica de brinquedos localizada na China, por isso o ovo é de plástico. Após sua divulgação feito pelo mercado local, o arquivo passou a ser compartilhado por internautas como sendo alimento, indiscriminadamente, mas não é.
Em outro vídeo, o ovo aparece líquido e com aspecto duvidoso, mas de acordo com a explicação dada pelo governo oriental à época em que o arquivo viralizou, a reação inesperada do alimento na frigideira tinha relação com sua validade. Estava velho e passado, por isso o aspecto líquido.
Sobre as mensagens compartilhadas no Brasil, elas contêm as conhecidas características de correntes falsas de internet: tom alarmista, erros de ortografia, pedido de compartilhamento e nenhuma fonte confiável. Com se não bastasse, outros alimentos entraram na onda das fake news, como o arroz e o alface de plástico – também desmentidos pelas autoridades.
Resumindo, os criminosos usaram o vídeo onde chineses fabricavam ovos de brinquedo para espalharem a notícia falsa de que eles seriam vendidos como reais, no Brasil.
Leia mais sobre o assunto em boatos.org
LEIA MAIS