Doze municípios de Pernambuco entram em situação de emergência após fortes chuvas

Publicado em 09/07/2023, às 11h20
Foto: Blog do Magno -

Jornal do Comércio

Por meio de edição extra do Diário Oficial, a governadora Raquel Lyra (PSDB) decretou situação de emergência em 12 cidades da Zona da Mata pernambucana. A medida vem após as fortes chuvas que atingem a região e também o Grande Recife desde a sexta-feira (7).

LEIA TAMBÉM

"Fica declarada a existência de situação anormal caracterizada como “Situação de Emergência” em razão das chuvas intensas, por um período de 60 (sessenta) dias", diz trecho do decreto publicada pela governadora.

A situação de anormalidade é válida apenas para as áreas dos municípios comprovadamente afetadas pelo desastre, conforme prova documental estabelecida pelos respectivos Formulários de Informações do Desastre - FIDE.

"Os órgãos estaduais localizados nas áreas atingidas, e competentes para a atuação específica, adotarão as medidas necessárias para o enfrentamento à “Situação de Emergência” em conjunto com os órgãos municipais", garante o governo. 

No sábado (8), a Secretaria de Defesa Civil contabilizava 627 pessoas desalojadas. Os municípios mais atingidos foram Água Preta, Belém de Maria, Camutanga, Jaboatão dos Guararapes e Joaquim Nabuco. Já em relação aos rios, os que estavam em cota de inundação eram: Tapacurá, Capibaribe Mirim, Sirinhaém, Panelas e Jacuípe.

"Estamos publicando agora, em edição extra do Diário Oficial, decreto colocando em estado de emergência os municípios da Mata Sul mais atingidos pelas chuvas dos últimos dias. O decreto permitirá que toda ajuda chegue às pessoas que mais necessitam neste momento. Seguiremos avaliando a situação em todas as regiões do estado e tomando todas as medidas necessárias para proteger a população pernambucana", justificou a governadora. 

Veja lista de cidades em situação de emergência: 

Água Preta

Joaquim Nabuco

Belém de Maria

Maraial

Barreiros

Quipapá

Catende

Rio Formoso

Cortês

São Benedito do Sul

Jaqueira

Xexéu

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

MPT resgata 163 operários chineses em condições de escravidão na Bahia Turista de SP morto em Jericoacoara foi confundido com membro de facção rival, diz polícia Estilista morre em incêndio no apartamento onde vivia no Ceará Casal e bebê de 1 ano que estavam em ônibus na BR-116 iam passar Natal na Bahia