Redação
Há dois dias de começar a vigorar o “Domingo é meia”, o prefeito de Maceió, Rui Palmeira, esclareceu como o projeto vai garantir meia passagem aos usuários do sistemas público de transporte rodoviário urbano aos domingos. O desconto será dado a quem possui o Cartão Cidadão, que é gratuito.
LEIA TAMBÉM
Para Rui, a implantação do programa é parte da meta estabelecida pela administração municipal de acabar com a circulação de dinheiro, em espécie, nos ônibus e, com isso, reduzir a violência em coletivos do município.
“Quero aproveitar para dizer que todo mundo tem que ter o Cartão Cidadão, que é gratuito, e será distribuído em vários pontos da cidade, como sede da Transpal, no Tabuleiro, no Poço, na Ufal, para usufruir desse benefício”, disse. Para usá-lo, é possível abastecer o cartão nesses pontos de atendimento ou pela internet.
A circulação dos coletivos, que normalmente é reduzida nos finais de semana, poderá aumentar, segundo ele, dependendo da demanda. “Já conversamos com as empresas e isso vai ser feito de acordo com a demanda, que é natural que se diminua nos finais de semana, mas as empresas assumiram um compromisso de reforçar isso, caso a demanda aumente”, explicou.
Impacto Financeiro
O prefeito afirmou que um estudo feito pelo município apontou que o desconto deverá impactar as finanças municipais em aproximadamente R$ 100 mil. “É um impacto pequeno, fizemos isso com muita cautela, porque para toda isenção é preciso mostrar a fonte de custeio, que será a SMTT”.
Palmeira afirmou que a verba será repassada para as empresas, mas apenas as que estiverem em dia com o município. “Ou seja, as empresa que estejam pagando seus impostos. Se ela tiver algum problema e não tiver a certidão do município, não será subsidiada”, explicou.
Ainda não há estimativa sobre quantas pessoas serão beneficiadas com o “Domingo é meia”, mas Palmeira afirma que mais de 60% da população de Maceió já usam o Cartão Cidadão.
LEIA MAIS