Redação com Assessoria
Dois homens foram presos por uso de documento falso durante uma fiscalização da Polícia Rodoviária Federal (PRF), no quilômetro 139 da BR-101, município de São Miguel dos Campos, na noite dessa terça-feira (11).
LEIA TAMBÉM
Segundo informações da PRF, agentes federais abordaram um caminhão Ford Cargo 2428, de cor vermelha, por volta das 20h. Ao solicitarem a documentação do condutor, veículo e carga, foram identificadas inconsistências em algumas documentações, bem como ausência de outras relativas à carga.
Inicialmente, o motorista confessou não portar nenhum documento fiscal, e afirmou transportar cerca de 10 mil litros de álcool combustível, embora a simbologia ostentada no caminhão indicasse que o produto transportado fosse gasolina.
Os policiais também solicitaram o Certificado de Inspeção Veicular (CIV) e o Certificado de Inspeção para o Transporte de Produtos Perigosos (CIPP), documentação específica para o transporte de produto perigos, constatando após verificação que as informações do veículo e tanque não eram condizentes. Quando questionado pelos agentes, o motorista confessou que esses documentos eram falsos, assim como seu certificado do curso de Movimentação Operacional de Produtos Perigosos (MOPP). Este curso é obrigatório para os motoristas que realizam transporte de produto perigoso.
Pouco depois um segundo indivíduo apareceu afirmando ser o dono do caminhão há seis meses e assumindo responsabilidade pela carga. Ao ser questionado pelos agentes rodoviários federais sobre a documentação, o homem não quis informar onde as conseguiu.
Diante da violação do artigo 304 do Código Penal, que assegura como crime fazer uso de qualquer documentação falsa, os policiais deram ordem de prisão aos dois homens e os encaminharam à Polícia Civil de São Miguel dos Campos. A equipe volante da Secretaria da Fazenda do Estado de Alagoas (SEFAZ) também foi acionada para realizar os procedimentos cabíveis de guarda e liberação do veículo.
LEIA MAIS