Doença mais comum no verão em pets

Publicado em 25/01/2023, às 07h26 - Atualizado às 07h32

Deisy Nascimento

LEIA TAMBÉM

Você sabia que a dermatite úmida em cães – ou hot-spot como é popularmente conhecida – pode ser bastante comum em cães e gatos.

E ela é causada por vários fatores. A percepção que tive durante os últimos dias é de que a doença surgiu na pele dos bichinhos de estimação neste período mais quente de forma repentina e gerou desconforto em alguns dos meus filhotes.

De acordo com a médica veterinária Evelynne Marques, a coceira e a umidade excessiva são os principais sintomas e, por isso, costumam ser os primeiros a serem reparados pelos tutores.

Cães que tem a pelagem enrrugada são mais suscetíveis a desenvolver a doença de pele, a exemplo dos pugs.

Os problemas de pele podem surgir entre os dedinhos, coxins palmar e plantar, principalmente em cães grandes e pesados. Nos gatos persas dada sua pelagem, no queixo dos felinos.

PREVENÇÃO: Nesse momento de muito calor quando for dar banho nos cães é importante que deixe-os bem enxutos passando a toalha, secador. É preciso mantê-los completamente secos e se não tem tempo de fazer de forma correta, leve ao pet shop.

Ah, e acima de tudo, percebeu que o seu cão ou gato apresentou perda de pelos, coceira excessiva, ferimentos na pele, corre na clínica veterinária que o profissional irá orientar e medicar o pet de forma correta.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

O que o seu cãozinho não pode comer da ceia de Natal? Saiba como cortar as unhas do seu pet sem machucá-lo Campanha Dezembro Verde visa combater o abandono de cães e gatos Lotep é pioneira no Brasil com sorteios destinados a apoiar a causa animal