TNH1
O TNH1 obteve o documento enviado pela Braskem, nesta quarta-feira, 29, às autoridades municipais, como a Defesa Civil de Maceió, informando que uma possível condição de deslocamento abrupto do solo para as 16h48. A mina 18, localizada próxima ao antigo CT do CSA, no Mutange, está em risco de colapso e a área foi isolada.
LEIA TAMBÉM
No documento, a mineradora informa ainda que foram obtidas fotos de drone da área onde ocorre a movimentação atípica do solo que mostram fissuras localizadas acima da cavidade 18. Imagens essas já disponibilizadas à esta Defesa Civil.
Ainda de acordo com a Braskem no documento, a Braskem recomendou "a retirada imediata dos moradores que ainda ocupam imóveis dentro da área de risco do Mapa de Linha de Ações Prioritárias e reforçamos a necessidade de isolamento do acesso à lagoa nessa região".
O Gabinete de Crise, criado emergencialmente pelo prefeito JHC, nesta quarta-feira (29), para acompanhar o agravamento dos tremores de terra e o risco iminente de colapso da mina 18, da Braskem, no bairro do Mutange, em Maceió, comunicou, oficialmente, os órgãos de controle e de segurança sobre o perigo do desastre.
O ofício foi encaminhado à força-tarefa dos bairros afundados, composta por representantes do Ministério Público Federal (MPF), Ministério Público Estadual (MPAL), Defensoria Pública do Estado de Alagoas (DPE), além dos comandos da Marinha do Brasil, Exército Brasileiro, Polícia Militar de Alagoas (PMAL), Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas (CBMAL), Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP), Equatorial Energia Alagoas e Algás.
LEIA MAIS