Redação
Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE, 2010) indicam que existe cerca de 45,6 milhões de pessoas com algum tipo de deficiência no Brasil, o equivalente a 23,9% da população brasileira. Em Alagoas, o número de pessoas com deficiência é de 850 mil, o que corresponde a 28,3% da população total do Estado.
LEIA TAMBÉM
Em Maceió, capital do estado de Alagoas, pessoas com deficiência encontram problemas de diversas ordens, dentre elas está à mobilidade urbana. Para que haja participação efetiva da população com deficiência ou mobilidade reduzida, a legislação 10.098/2000 foi instituída para normatizar a acessibilidade a todos em espaços públicos e privados.
No sentido de identificar tais problemas e indicar possíveis soluções, um grupo de alunos do Programa de Pós-Graduação em Sociedade Tecnologia e Políticas Públicas (SOTEPP), do Centro Universitário Tiradentes (UNIT/AL), desenvolveram uma pesquisa que culminou na produção de um documentário.
Acesso Livre é um documentário que traz reflexões acerca da promoção de acessibilidade e do exercício da cidadania, direito, educação e políticas públicas desenvolvidas para pessoas com deficiência.
O lançamento do documetnário aconteceu no último dia 28 demaio. Mas o o TNH1 disponibiliza para o grande público. Clique abaixo e assista:
LEIA MAIS