Flávio Gomes de Barros
¨Renan e Lira são minha chapa para o Senado em Alagoas".
LEIA TAMBÉM
Essa expressão é o título de texto do jornalista Valdo Cruz em seu blog no portal G1 e teria sido proferida quando o presidente Lula (PT) recebeu, nesta semana, os presidentes da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP/AL), e do Senado Federal, Rodrigo Pacheco (PSD/MG).
Diz ainda o texto:
"Simulando que Pacheco era o senador Renan Calheiros (MDB/AL), Lula disse: em 2026, quero estar num palanque em Alagoas, com esses dois, Renan e Lira, e dizer que essa é a minha chapa para o Senado lá. Arthur Lira caiu na gargalhada."
Lula recebeu Arthur Lira e Rodrigo Pacheco para apresentar a ambos as medidas fiscais e pedir o empenho do Congresso para que elas sejam votadas ainda este ano, de forma a garantir o equilíbrio das contas públicas.
Se foi brincadeira ou não, a manifestação do presidente da República é um sinal de que a aparentemente difícil conciliação entre as duas principais lideranças políticas de Alagoas, no momento em posições extremamente contrárias, é uma hipótese que circula nos bastidores e já alcança o Palácio do Planalto.
Um dos maiores defensores de tal possibilidade é o prefeito de Arapiraca, Luciano Barbosa, fiiado ao MDB e apoiado por Lira e Renan.
LEIA MAIS
Análise: "Amante da democracia, sem compromisso" A nova postura do MDB e o cenário para 2026 Ministro Fachin: "Não cabe ao árbitro construir o resultado’" A confortável situação dos nossos vereadores