Diretor-presidente do Grupo Coringa recebe honraria da Federação da Indústria do Estado de Alagoas

Publicado em 23/11/2019, às 08h54
-

William Rocha, especial para o TNH1

Um dos grandes ícones da indústria alagoana, o empresário José Alexandre dos Santos, diretor-presidente do Grupo Coringa foi contemplado nesta sexta-feira (22) com a maior honraria do Estado de Alagoas no setor, a medalha de Mérito Industrial Gustavo Paiva, concedida pela Federação da Indústria do Estado de Alagoas (Fiea).

LEIA TAMBÉM

O evento aconteceu no Levino’s Hall, na Avenida Governador Luís Cavalcante, no bairro Novo Horizonte, município de Arapiraca.

Para o presidente da Fiea, José Carlos Lyra Andrade, a escolha de José Alexandre foi unânime, e conceder esse privilégio significa que o homenageado é um homem de importância não só para a cidade de onde vem, mas para todo o Estado.

“José Alexandre é uma referência como empresário em Alagoas e em Arapiraca. Ele é um empresário que veio de baixo e criou um grupo empresarial que está no mercado e está inteiro até hoje. Fazia oito anos que havíamos concedido essa medalha, e hoje estamos concedendo a ele. É um reconhecimento para uma pessoa que merece”, destacou o presidente.

O Homenageado: sucesso se deve à família e aos arapiraquenses

E para agradecer às honrarias recebidas nesta noite, o empresário José Alexandre dos Santos apontou que o sucesso da sua vida é graças a sua família, amigos e ao povo arapiraquense..

“As minhas palavras hoje são de agradecimentos. Obrigado a todos. É dizer que está completando 50 anos da nossa pequena indústria. 50 anos completou e eu ainda estou aqui na direção. Tudo começou com o meu amigo Zé Levino, e juntos nós concebemos o que concebemos. Queria citar Luiz Gonzaga: ‘Eu penei, mas aqui cheguei’. Minha vida foi dura, dura mesmo, e só eu e Deus sabemos. Posso dizer que cheguei, mas cheguei com vocês, sem vocês eu não sou nada, o importante da vida é ter vocês, o meu brilho é vocês”, finalizou o emocionado empresário José Alexandre dos Santos, acompanhado pela esposa e companheira, Helena.

Assista ao discurso do homenageado:

LIVRO DE MEMÓRIAS

O escritor Rodrigo Gomes Leite eternizou a vida do empresário no livro “Zé Alexandre: Memórias de um Arapiraquense”, contando importantes fatos de sua vida, que vai desde o seu primeiro emprego, ainda aos sete anos de idade, até à fundação do Grupo Coringa. 

A saga de José Alexandre traz uma história edificante do homem que começou a vida como plantador de fumo e vendedor de frutas, a diretor-presidente de um dos grupos econômicos mais sólidos da economia alagoana.

“A história dele muito se confunde com a de Arapiraca. Ele tem 83 anos, a cidade 95 e quando ele nasceu, o município tinha apenas 12 anos. O Seu Zé traz em si a principal marca do povo arapiraquense, o empreendedorismo. Talvez por isso ele seja um referência para essa cidade, pois ele traz em si a marca mais autêntica e bonita desse povo”, apontou Rodrigo Leite.

“O Seu Zé é empreendedor desde os sete anos de idade. Ele em cima de uma carroça para comprar abacaxi no Sítio Bananeiras e vendia próxima a sua casa, no bairro Baixa Grande. Ele é um cara versátil. Um empreendedor não é um vendedor de farinha de milho, de móveis ou de carros, um empreendedor está para inovar, para criar algo novo e para não se permitir se prender dentro da sua zona de conforto”, concluiu o escritor.

PRESENÇAS 

A homenagem a José Alexandre dos Santos foi prestigiadas por diversas personalidades e autoridades, como prefeito de Maceió, Rui Palmeira, o vice-governador Luciano Barbosa; o senador Rodrigo Cunha e os deputados estaduais Inácio Loiola, Ricardo Nezinho e Silvio Camelo.

A noite foi animada por uma grande apresentação da Orquestra Quinteto Alagoano, que abrilhantou o homenageado com execução de clássicos da música brasileira e internacional.

GRUPO CORINGA - o Grupo Coringa, uma das empresas locais mais consolidadas, e que este ano completa 50 anos no mercado.  Com sede em Arapiraca, o grupo produz uma variedade de itens, como flocão de milho, arroz, canjiquinha, fubá, mungunzá, milho para pipoca, café, leite de coco, mingau, colorífico, entre outros.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Educação reabre matrículas para quem perdeu prazo a partir desta segunda-feira, 20 Imprensa Oficial Graciliano Ramos indica a literatura para fortalecer a saúde mental Equatorial vai ofertar troca de lâmpadas porta a porta e sorteio de geladeiras no Vergel do Lago Jogadora da Seleção Brasileira lamenta morte de irmão em acidente em AL: “estou destruída”