Diretor alagoano apresenta espetáculo para comemorar 50 anos de carreira

Publicado em 27/04/2023, às 12h24
A Companhia Cena Livre é pioneira na formação de atores | Foto: Divulgação -

Assessoria

Mauro Braga é dramaturgo, diretor de teatro, fundador do Grupo Cena Livre e em 2023 está completando 50 anos de carreira. A trajetória que teve início em 1973 perdura com muito sucesso até os dias atuais, e por este motivo, Braga decidiu comemorar da maneira que mais gosta: com muito trabalho.  A Companhia Cena Livre é pioneira na formação de atores descobertos através das oficinas realizadas por Mauro, que junto com a atriz e dramaturga Ana Sofia se doam para a cultura do nosso estado.

LEIA TAMBÉM

Para comemorar esse marco na história do teatro alagoano, o mestre preparou 06 espetáculos incríveis, a serem apresentados de março a novembro de 2023. Terão apresentações para todos os gostos, onde toda a família poderá aproveitar e se divertir. Segundo Mauro Braga, “A sensação que tenho é que o tempo voa. Quando a gente trabalha e produz sem parar não sente o tempo passar. Eis que de repente lá se foram cinco décadas. Fui rascunhar minha cronologia artística e dei de cara com nada menos que 59 espetáculos.

Nem na pandemia paramos, me reinventei para fazer teatro online pela Secult-AL (projeto DendiCasa). Estes 50 anos representam uma história de vida com muita dedicação ao teatro.”, pontuou. O projeto de ‘50 Anos de Mauro Braga’ também contempla o registro documental, através de filmagens, fotos e releases jornalísticos, no sentido de enriquecer a própria história do teatro produzido em Alagoas. Além do público espontâneo, cerca de vinte apresentações estão agendadas para o projeto-escola. O Cena Livre, pioneiramente, criou este projeto em 1989.

SOBRE A PEÇA: PIQUENIQUE NO FRONT – GRUPO CENA LIVRE

Dando continuidade às comemorações de 50 Anos de Teatro do ator e diretor Mauro Braga, o Grupo Cena Livre volta ao Teatro de Arena Sérgio Cardoso, para uma apresentação especial da peça “Piquenique no Front”, texto de Fernando Arrabal, selecionado pela Lei Aldir Blanc, promovido pela Secretaria de Estado da Cultura de Alagoas.

Quem ainda não assistiu terá a chance de conhecer um pouco do que é o chamado ‘teatro do absurdo’. A apresentação será no dia 28 de abril, às 20h. A peça inicia com o soldado Zapo no campo de batalha, recebendo ordens de seu Capitão. De repente surge uma visita inesperada: seus pais vêm de longe para fazer um piquenique com o filho. No meio da comilança surge um inimigo, Zepo, que é capturado e convidado a saborear o faustoso lanche. Difícil será comer amarrado!

Dois enfermeiros aparecem avidamente à procura de mortos e feridos, sem sucesso. Bombas são jogadas por aviões, mas nada impede que o piquenique prossiga recheado de bolos, salgados, danças e vinhos. O espetáculo tem um final surpreendente. A guerra, assim como a falta de compreensão e a comunicação conturbada, estão presentes nesta peça de Fernando Arrabal, autor espanhol radicado na França e um dos pilares do Teatro do Absurdo, ao lado de ícones como o irlandês Samuel Beckett e o romeno Ionesco, que também fizeram sua carreira na França.

A produção do Grupo Cena Livre, junto com Ana Sophia Produções, vão apresentar uma trilogia do Absurdo. Logo após o Piquenique no Front, entrará em cena ‘A Lição’, de Ionesco, no final de maio ocupando novamente o Museu da Imagem e do Som de Alagoas - MISA e no dia 30 de junho acontecerá a estreia de “Guernica”, também de Arrabal.

SERVIÇO

LOCAL : Teatro de Arena Sérgio Cardoso

DATA: 28 de abril de 2023

HORA : 20h

INGRESSOS : 40,00 (inteira) e 20,00 (meia entrada)

INFORMAÇÕES : (82) 9912.6290 | 99835.8787

CLASSIFICAÇÃO: 10 anos

COMPRAS PELO SYMPLA E PIX

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Dupla Zé Neto e Cristiano volta aos palcos e confirma presença no réveillon Celebration As Casadas Solteiras: Livre adaptação da clássica comédia de Martins Pena chega aos palcos maceioenses Murro em ponta de faca: adaptação livre da obra de Augusto Boal chega aos palcos da capital alagoana "Único hotel sem mosquitos": exposição conta a história de Maceió através da hotelaria