Redação
Após inaugurar o terceiro trecho do Canal do Sertão, em Inhapi, na manhã desta quinta-feira, a presdente Dilma Rousseff chegou ao Centro de Convenções, em Jaraguá, nesta tarde, e foi recepcionada por políticos da base aliada do governo. Dilma se reuniu com empresários e entidades patronais de Alagoas.
Com bandeiras vermelhas nas mãos, um grupo formado por militantes de partidos da base governista e de movimentos sociais se concentrava na frente do Centro de Convenções de Maceió, para saudar a preesidente do Brasil.
Havia uma apreensão quanto à possibilidade de encontro entre os apoiadores de Dilma e os manifestantes que defendem o impeachment da presidente. No último dia 17 de outubro, militantes dos dois grupos chegaram às vias de fato e protagonizaram uma confusão na orla de Maceió, depois que militantes do PT partiram para rasgar o boneco que representa o ex-presidente Lula vestido com roupa de presidiário, o Pixuleco.
Na outra entra entrada do Centro de Convenções, na Avenida Buarque de Macedo, vestidos com camisas amarelas, cerca de 100 ativistas do Movimento Brasil fizeram protesto e voltaram a pedir o impeachment da presidente.
"Nos concentramos na frente da Polícia Federal para mostrar simbolicamente que era lá que a Dilma deveria estar, e não no centro de Convenções. Ela deve satisfações à Polícia federal", disse Josan Leite, um dos líderes do Movimento Brasil.
Logo depois que a presidente chegou para a reunião com o empresários, os dois grupos de manifestantes se encontraram. Houve confusão e um militante de camisa vermelha teria agredido com um pedaço de pau uma manifestante de camisa amarela.
Dentro do Centro de Convenções, os empresários falaram e apresentaram as demandas de cada setor de forma breve. A presidente Dilma Rousseff mediou o encontro e delegou aos ministros Armando Monteiro, do Desenvolvimento da Indústria e do Comércio Exterior, Gilberto Occhi, da Integração Nacional e Katia Abreu, da Agricultura.
Os empresários também cobraram investimentos e ações para combater as consequências da seca.
LEIA MAIS