Redação
No dia 1º de junho, o comércio varejista terá grandes descontos em estabelecimentos de 12 estados do país e no Distrito Federal. Parece uma grande promoção, mas trata-se da 9ª edição do Dia da Liberdade de Impostos (DLI), ação comandada pela Câmara de Dirigentes Lojistas Jovem (CDL Jovem) para conscientização da alta carga de impostos no Brasil e apoiar a simplificação tributária.
LEIA TAMBÉM
Para marcar a data, mil lojas e 10 shoppings em todo território nacional vão oferecer produtos com até 80% de desconto. Carros terão desconto de cerca de 28%. Postos de gasolina também vão aderir à ação da CDL Jovem com a venda de 100 mil litros de combustível com cerca de 40% de desconto.
Os preços, bem abaixo dos praticados normalmente, equivalem ao valor dos impostos embutidos nos produtos. “A ideia do DLI é advertir para a altíssima carga tributária paga pelo consumidor e o baixo retorno na forma de serviços prestados pelo estado”, explica o coordenador da CDL Jovem, Pablo Guterres.
O Brasil figura na lista dos países que possuem uma das maiores cargas tributárias do mundo. Para se ter uma ideia, até o dia 31 de maio já havia sido arrecadado R$1 trilhão em impostos no Brasil.
Estimativa feita pela CDL Jovem, com base em estudo do Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação (IBPT) mostra que em 2017, os brasileiros vão trabalhar aproximadamente 5 meses apenas para pagar impostos. Atualmente, trabalha-se o dobro do que na década de 1970 para pagar a tributação. “Mais de 40% do salário do trabalhador vai para o pagamento de impostos. Para o varejo, a situação inibe cada vez mais o consumo do cidadão”, acrescenta Guterres.
Participarão do DLI, no dia 1º de junho:
Amazonas
Amapá
Bahia
Ceará
Distrito Federal
Espírito Santo
Goiás
Mato Grosso
Minas Gerais
Pernambuco
Rio de Janeiro
Santa Catarina
Rio Grande do Sul
LEIA MAIS