Extra
Nesta terça-feira, 18 de junho, comemora-se o Dia do Orgulho Autista, data dedicada a celebrar a neurodiversidade. Em homenagem, confira abaixo uma lista de famosos de diferentes áreas que receberam o diagnóstico e revelaram publicamente.
LEIA TAMBÉM
Elon Musk - CEO da Tesla e SpaceX, Elon Musk disse que é autista e já se referiu a si mesmo como neurodivergente. Ele falou sobre o seu diagnóstico no show de comédia “Saturday Night Live”.
"Às vezes, depois de dizer algo, tenho que dizer o que significa. Olha, eu sei que às vezes digo ou posto coisas estranhas, mas é assim que meu cérebro funciona”, brincou.
Sia - A cantora e compositora australiana Sia é uma das famosas que se declarou autista. O diagnóstico foi quando ela tinha 46 anos.
"Por 45 anos, eu pensei 'Tenho que colocar meu traje humano'. E somente nos últimos dois anos eu me tornei totalmente eu mesma", disse ela em entrevista a um podcast.
Danilo Gentili - Humorista, apresentador e ator brasileiro, Danilo Gentili revelou seu diagnóstico de autismo em 2020. Ele revelou o diagnóstico ao entrevistar uma apresentadora com a mesma condição em seu programa "The noite".
“Sabia que eu também fui diagnosticado? Tem um ano e pouco e eu fiz teste e me diagnosticaram com nível de espectro autista. Me falaram que eu precisaria fazer outros exames de acompanhamento para ver qual era o nível, mas eu não quis. Se sou autista não quero saber, já sou assim e já era”, afirmou o apresentador.
Letícia Sabatella - A atriz, que atuou em novelas como "Caminho das Índias" e "O clone", revelou recentemente seu diagnóstico de autismo leve.
“Eu sinto que precisava de um personagem para sociabilizar o tempo inteiro para me comunicar. Desde criança estou sempre sendo um bicho, ou sendo uma coisa, um super-herói, uma entidade para estar ali. É muito complicado ser eu”, disse ela no "Sem censura".
Greta Thunberg - A jovem ativista ambiental Greta Thunberg foi diagnosticada aos 12 anos.
“O autismo não é uma doença. Não é algo que você ‘tem’. Definitivamente, não é ‘causado’ por nada como vacina ou dieta. Significa simplesmente que você é um pouco diferente de todas as outras pessoas”, afirmou a sueca em 2021 em suas redes sociais.
Anthony Hopkins - Ganhador do Oscar por sua atuação em "O silêncio dos inocentes", Anthony Hopkins recebeu o diagnóstico de autismo aos 70 anos.
Courtney Love - Vocalista da banda Hole, Courtney Love recebeu o diagnóstico aos 9 anos, mas só tornou a informação pública aos 33.
Tallulah Willis - Filha dos atores Bruce Willis e Demi Moore, Tallulah Willis também é autista. Ela falou sobre o assunto em seu Instagram:
"Na verdade, é a primeira vez que eu falo publicamente sobre meu diagnóstico. Descobri neste verão e isso mudou minha vida", escreveu Tallulah, em resposta a um fã.
Leilah Moreno - Cantora e atriz brasileira, Leilah Moreno recebeu o diagnóstico de autismo após os 25 anos de idade.
"A forma de me comunicar, me conectar com as pessoas e ver o mundo eram diferentes. Achava que isso era porque eu era artista, criança ou aquariana. Tinha um mundo muito particular e imenso. Não fui uma autista não-verbal, fui comunicativa, mas tive momentos de isolamento, ainda tenho. Tinha bastante ressaca social. Convivia bem com a família, brincava, mas, sempre que acabava a festa, precisava me isolar. Isso me deixava encucada. Ficava sobrecarregada com barulho, muitas informações", disse em entrevista ao gshow.
Daryl Hannah - Atriz conhecida por seus papéis em filmes como "Splash: uma sereia em minha bida" e "Kill Bill", Daryl Hannah fala abertamente sobre suas experiências com o autismo.
Dan Aykroyd - Ator, comediante e músico, Dan Aykroyd, famoso por "Os Caça-Fantasmas", foi diagnosticado com autismo na vida adulta.
LEIA MAIS