Dia do Evangélico: veja o que funciona ou não no feriado estadual de segunda-feira

Publicado em 27/11/2020, às 17h14
Arquivo/Itawi Albuquerque -

Redação TNH1

Na próxima segunda-feira (30) é comemorado o Dia do Evangélico, data instituída pela Lei federal nº 12.328, de 15 de setembro de 2010. Em Alagoas, o feriado foi instituído por meio de um Projeto aprovado na Assembleia Legislativa (ALE) em 2014, mas somente em 2018 passou a fazer parte do calendário oficial de feriados estaduais.

LEIA TAMBÉM

Mas, apesar de estar no calendário estadual, segundo a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Alagoas (Fecomércio AL) a data não é considerada feriado para a iniciativa privada, assim como não foi o Dia da Consciência Negra.

A assessoria jurídica da entidade chegou a emitir um parecer confirmando que os dois feriados alcançam apenas repartições públicas.

"Cumpre esclarecer que a vigor da Lei 9093/95, é autorizado apenas 1 (um) feriado estadual, necessariamente civil e coincidente com a data Magna do Estado. Com isso, qualquer feriado, sendo este municipal, estadual, religioso ou civil, precisa ser declarado/autorizado por Lei Federal, já que a instituição de feriado é matéria de competência exclusiva da União. Dessa forma, os feriados supracitados não são, tecnicamente, autorizados por Lei Federal, podendo o comércio em geral funcionar normalmente", diz a nota da Fecomércio.

Órgãos Públicos

A Prefeitura de Maceió informou que os órgãos e secretarias municipais não funcionarão na próxima segunda-feira (30), data em que se comemora o Dia do Evangélico em Alagoas. Também vão estar fechados os órgãos públicos estaduais. 

Shoppings, supermercados e bancos vão funcionar normalmente. Já o VLT (Veículo Leve sobre Trilhos) terá operação parcial, segundo informou a Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) em Maceió.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

“Não é minha família”, diz Carlinhos Maia após cunhado ser alvo de operação policial Drones auxiliam na localização de crianças perdidas em praias de Alagoas Disque 100 registrou mais de 37 mil violações de direitos humanos em 2024, em Alagoas Criança de 6 anos é queimada por caravela na Praia do Francês