Dia da Bandeira é comemorado com cerimônia da Polícia Militar

Publicado em 19/11/2015, às 20h43
-

Redação

Pavilhão nacional é conduzido por militar (Crédito: Ascom PM)

No alto da Praça dos Martírios, as bandeiras municipais, estadual e nacional balançaram mais uma vez em homenagem ao tradicional Dia da Bandeira comemorado, nesta quinta-feira (19), em todo o país. O evento representa um resgate histórico do legado nacional com a reinserção da data no calendário oficial de celebrações do Estado de Alagoas e, principalmente, a retomada da participação de toda a comunidade alagoana na solenidade. 

Entre crianças, idosos e adultos, o encontro chamou a atenção de todos que passavam pelo local. Para os irmãos Nogueira, Luciene, Adriana e Luiz Eduardo, que assistiam pela primeira vez o hasteamento das bandeiras, o momento foi de verdadeira confraternização. “Foi emocionante presenciar o evento. Nunca tínhamos participado antes e presenciar pessoas de todas as idades reunidas para relembrar uma data importante para todo o país foi maravilhoso”, revela Luciene Nogueira. 

Se para a família Nogueira a experiência foi inédita, a aposentada Nelma Sulli Barros comemorou a volta da realização do evento para o público. “Sempre acompanhei e participei de todas as solenidades. É muito bom poder rever e participar de um evento que traz também a história do nosso país. Incentivo a todos a virem nos próximos anos, vale muito a pena”, afirma Nelma Barros.

Depois de mais de dez anos sem coordenar a solenidade fora dos quartéis, tendo apenas administrado o ato simbólico dentro das unidades militares, neste ano, a Polícia Militar do Estado de Alagoas decidiu abrir o evento para toda a comunidade alagoana. Outra novidade foi a participação do Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas que comandou a cerimônia militar junto com a PM, reforçando a integração entre as instituições. 

“Neste ano, decidimos retornar ao que fazíamos anteriormente e celebrar na presença de toda a população alagoana. O Dia da Bandeira é uma data que acontece em todo o país, um evento para exaltar o nacionalismo em todos os cidadãos e nada melhor do que dividir esse momento com quem mais representa nosso Estado: a comunidade alagoana”, destaca o coronel Louvercy Monteiro, da Polícia Militar. 

O tradicional hasteamento das bandeiras marcou o iniciou da solenidade, que contou ainda com a troca e a incineração das bandeiras inservíveis, ou seja, que pelo tempo de uso não tem mais finalidade para o Estado. Os oficiais militares seguiram para o Museu Palácio Floriano Peixoto, onde as cinzas das bandeiras foram enterradas. Encerrando o evento, representantes da PM e Corpo de Bombeiros desfilaram em continência ao Pelotão Nacional.

Bandeira Nacional

Idealizada por Miguel Lemos e desenhada pelo pintor Décio Vilares, a Bandeira Nacional foi instituída no Brasil pelo decreto 4, de 19 de novembro de 1989. As cores e o desenho da atual bandeira nacional tiveram como inspiração a bandeira imperial, instaurada por Dom Pedro I, em dezembro de 1822. O hino em homenagem à bandeira foi escrito por Olavo Bilac e a música teve assinatura de Francisco Braga. 


Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Corpo de fotógrafo brasileiro percorreu 20 quilômetros no Rio Sena, diz PF MPF questiona Meta sobre mudanças nas regras do Facebook e Instagram Sessenta e seis bets têm funcionamento liberado no Brasil; confira lista Finanças, horóscopo, boas energias e mais dicas para 2025