Detran anuncia revisão de 5 mil questões do exame teórico para 1ª habilitação

Publicado em 26/09/2023, às 15h52
Nova pista para realização de provas práticas do Detran | Fellipe Yuri / Detran -

Ascom Detran

As equipes do Departamento Estadual de Trânsito de Alagoas (Detran) revisaram todo o banco de questões relacionadas ao exame teórico para os candidatos que estão em busca da primeira Carteira Nacional de Habilitação (CNH). O anúncio foi feito pelo diretor-presidente do órgão estadual, Marco Fireman, durante entrevista concedida ao programa Jornal da Manhã, na rádio Jovem Pan, nesta terça-feira (26).

LEIA TAMBÉM

O banco de questões do Detran tem cinco mil perguntas, e todas passaram por um processo de revisão e readequação para tornar a linguagem mais acessível. Os candidatos que estão no processo de obtenção da ACC ou da CNH precisam realizar o exame teórico com 30 questões, com os seguintes temas: Legislação de Trânsito, Direção Defensiva, Primeiros Socorros, Cidadania e Mecânica Básica.

Para o diretor-presidente do Detran, Marco Fireman, o intuito de essa revisão foi também o de promover inclusão, tornando o exame mais pedagógico, com questões mais objetivas. “Quando fizemos a análise das perguntas, identificamos que a linguagem utilizada não garantia a nivelação do entendimento. Por isso, a partir de agora, as questões passarão a ter uma linguagem mais simples. Os textos se tornaram mais fáceis de ler e, consequentemente, mais fáceis de entender”, disse Marco Fireman.

Regionalização - Durante a entrevista para os jornalistas João Mousinho, Natália Barros e Nycole Melo, o diretor-presidente do Detran também falou sobre as ações de regionalização da banca examinadora, que estão sendo ampliadas para os municípios onde o órgão possui Ciretran (Circunscrição Regional de Trânsito).

De acordo com Marco Fireman, os candidatos já estão podendo fazer as provas práticas em 14 municípios e os exames teóricos estão sendo ampliados aos poucos. “Estamos empenhados em aproximar, cada vez mais, os serviços do Detran dos alagoanos, para que eles possam fazer as provas teóricas e práticas, ou mesmo resolver qualquer questão, mais próximo de casa, não precisando se deslocar para Maceió ou Arapiraca”, afirmou.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Réveillon modifica trânsito na região da orla de Maceió "Faixa verde": motoristas começam a ser multados um dia depois de Justiça manter intervenção no trânsito DMTT retoma fiscalização após Justiça manter intervenção no trânsito e ampliação da faixa verde Justiça mantém intervenção no trânsito e ampliação da faixa-verde na orla de Maceió