Detran alerta para requisitos de isenção do licenciamento de veículos e motociclistas

Publicado em 16/08/2021, às 11h32
O proprietário de mais de um ciclomotor deve ir presencialmente ao Detran e informar sobre qual veículo quer que haja a isenção. | Foto: Cortesia / Ascom Detran -

Ascom Detran

O Departamento de Trânsito de Alagoas (Detran/AL), participa do programa de recuperação fiscal (Profis) em parceria com a Secretaria da Fazenda do Estado (Sefaz), para a regularização dos pagamentos de impostos sobre veículos como o IPVA. Porém, alerta aos proprietários de veículos que apenas os donos de ciclomotores (as populares cinquentinhas) têm isenção da taxa de licenciamento.

LEIA TAMBÉM

Contudo, há requisitos a serem cumpridos para que os donos de ciclomotores possam ter direito ao benefício da isenção da taxa de licenciamento, tais como: possuir apenas um ciclomotor por proprietário, não ter cometido infrações nos últimos 12 meses a contar da publicação da lei. Caso o proprietário esteja dentro dessas regras o próprio sistema já se encarregará de conceder a isenção.

Entretanto, para os donos de mais de um veículo ciclomotor (cinquentinha), é necessário que os próprios donos indiquem sobre qual veículo eles optaram que recaia o benefício. O proprietário deve agendar, através do site do Detran, no local “outros serviços”, dia e hora para tratar do assunto e, só após o agendamento, comparecer pessoalmente à sede do Detran para, de maneira expressa, dizer qual dos veículos ele quer que receba a isenção do licenciamento. Estão dentro deste requisito as cinquentinhas adquiridas a partir de 2017.

“A regularização dos veículos cumpre também um papel importante na segurança no trânsito”. É o que diz o diretor presidente do Detran de Alagoas, Adrualdo Catão, “já sabemos que, com o veículo regularizado, a tendência é de o motorista evitar o cometimento de infrações, incentivando a preservação de vidas no trânsito”, pontuou.

Desde 2017, as motocicletas até 50 cilindradas, as chamadas “cinquentinhas”, tiveram a alíquota do imposto reduzida de 2,5% para 0%. O benefício foi definido pela Lei nº 7.862/2016, que estabelece também redução das alíquotas de motocicletas e automóveis de acordo com a potência, tornando o imposto mais barato.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Condutor de moto tem fratura exposta após colisão com carro no Jacintinho Carro tomba após motorista embriagado bater em veículo estacionado, no Poço Motorista com sinais de embriaguez é socorrido após capotar carro na BR-104 Rua no Centro de Maceió terá sentido único a partir deste sábado (2)