Redação
LEIA TAMBÉM
É certo que o mundo está cada vez mais tecnológico e, consequentemente, nós estamos muito mais conectados aos aparelhos que possibilitam o uso dessa tecnologia, como computadores e smartphones. O grande problema é que, em excesso, essa conexão pode se tornar um vício como qualquer outro.
Quando isso acontece, é realmente hora de ficar deslogado das redes sociais e tentar se livrar do distúrbio.
Detox de smartphone: como saber se eu preciso?
Como estamos quase todo o tempo utilizando o celular, pode ser difícil detectar quando o detox de smartphone é necessário. A maioria das pessoas não consegue identificar o uso excessivo como um problema e, muitas vezes, sequer admitem que usam o aparelho por mais tempo que a média comum.
Para ajudar, especialistas listam algumas ações que apontam para um vício em estar conectado. A recomendação é que, se você assinalar pelo menos 5 das opções abaixo, é sinal de que você precisa sim de um detox de smartphone
Se você considera que precisa passar menos tempo com seu celular, é hora de começar o detox de smartphone.
Como fazer o detox de smartphone
Algumas mudanças simples de hábito podem ajudar a acabar com o excesso de uso do smartphone. No começo, pode ser um pouco chato, pois requer se automonitorar. Porém, a melhora na qulidade de vida será percebida por você e pelas pessoas ao seu redor.
Mude aos poucos
Comece fazendo uma quebra gradual do uso do seu smartphone. Estabeleça um tempo para uso e não o ultrapasse. Uma ideia é usar o smartphone por 5 minutos e ficar 15 minutos sem mexer nele. Aos poucos, vá aumentando o desafio ao aumentar o tempo sem mexer no aparelho.
Amigos em primeiro lugar
Deixe de usar o smartphone quando estiver em um bar ou na balada com amigos, ou em reuniões com a família. Procure se divertir e interagir com os outros pessoalmente durante o momento.
Não cheque e-mails
Não cheque e-mails de trabalho em casa ou em qualquer ambiente que não seja no trabalho. Isso vale, principalmente, para o começo da manhã. Muitas pessoas têm o hábito de acordar e conferir seus e-mails quase imediatamente. Evite isso.
O mesmo vale para notificações de redes sociais.
Trabalho é trabalho
Durante o expediente de trabalho, não use o aparelho ou mexa o mínimo possível nele. Isso é importante tanto para a sua desintoxicação de estar conectado, quanto para melhorar a imagem com chefes no trabalho, já que a prática de passar muito tempo no celular durante o serviço nunca é bem vista.
Não deixe de ver ao vivo para ver pela tela
É muito comum observar pessoas fotografando e filmando durante atrações culturais como peça de teatro e show. É claro que você pode registrar o momento, só não vale acabar assistindo todo o espetáculo através da telinha do smartphone.
Desabilite as notificações
As notificações aumentam a vontade de conferir o que está acontecendo nas redes sociais e no seu e-mail. Por isso, desabilite essa opção ou até mesmo deixe o aparelho desligado por algumas horas .
LEIA MAIS