Desfile de Emancipação Política de Alagoas discute sustentabilidade

Publicado em 16/09/2016, às 11h02

Redação

"O desfile foi o ápice das discussões pedagógica que tivemos em salas de aula, com os alunos, sobre a sustentabilidade". É assim que o vice-governador e secretário de Estado da Educação (Seduc), Luciano Barbosa, vê a importância do desfile cívico em comemoração aos 199 anos da Emancipação Política de Alagoas, que teve como tema Alagoas por um Desenvolvimento Sustentável.

LEIA TAMBÉM

O secretário afirma ainda que a repercussão do assunto é de extrema importância, pois é uma maneira de levar a preocupação com o meio ambiente não só aos alunos e aos professores, mas à comunidade em geral.

 

"Houve toda uma preparação para o desfile. É uma maneira de interação entre comunidade e alunos. Abordar esse tema, é trazer a escola para fora do âmbito escolar", informa o gestor da pasta.

Barbosa relata ainda que, em 2017, em comemoração aos 200 de emancipação do estado, a festa será ainda maior. "O governador [Renan Filho] já informou todas as secretarias do Estado que tratem o tema com bastante cuidado. 200 anos de emancipação será um orgulho a todos os alagoanos, e eu tenho certeza que a festa será muito bonita", conta o secretário Luciano Barbosa.

 

Realizado na manhã de 16 de setembro, no bairro de Jaraguá, o desfile cívico levou milhares de alunos e espectadores à rua Sá e Albuquerque, para comemorarem os 199 anos de emancipação de Alagoas.

Incorporado o espírito da sustentabilidade, os alunos da rede pública estadual se apresentaram utilizando materiais recicláveis, além de doar mudas ao público que esteve presente, para levar a iniciativa adiante.

O evento contou com aproximadamente 3 mil alunos, distribuídos em mais de 40 escolas das redes pública e privada.A abertura do desfile ficou com a banda do Corpo de Bombeiros Militar, seguido da filarmônica Santa Cecília, Pelotão das Bandeiras, Banda da Polícia Militar e do Colégio Tiradentes.

 

Outros 16 pelotões integraram o desfile, abordando temas como Equilíbrio Ecológico, Conservação da Água, e Praticando a Sustentabilidade Dentro e Fora da Escola.

Os grupos foram compostos por alunos das 13 Gerências Regionais de Educação (Geres) da Seduc, da Secretaria Municipal de Educação (Semed) e escolas privadas do Estado.

Acessibilidade

Pensando no conforto dos portadores de deficiências físicas, o Governo do Estado montou um palanque da acessibilidade. Além da inovação na escolha do local, a organização se preocupou desde o início com o bem-estar e conforto dos presentes.

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Vídeo mostra bomba sendo desarmada após ser arremessada em estabelecimento na Massagueira; veja Passados dois meses, investigação sobre acidente que matou 20 pessoas na Serra da barriga ainda não foi concluída Morre o radialista Tony Santos; Campeonato Alagoano terá homenagens OAB/AL celebra nova diretoria durante solenidade no Centro de Convenções