Agência Alagoas
Diante da suspensão das atividades no setor de turismo devido à pandemia do novo coronavírus, a Agência de Fomento do Estado de Alagoas (Desenvolve) criou uma linha de crédito direcionada aos guias de turismo alagoanos, para ajudar a categoria nesse momento de crise sanitária. A iniciativa é do governo do Estado e conta com recursos do Ministério do Turismo, via Fundo Geral do Turismo (Fungetur), num total de mais de R$10 milhões.
LEIA TAMBÉM
Para aderir à linha de crédito, os interessados precisam constar no Cadastro de Prestadores de Serviços Turísticos (Cadastur), do Ministério do Turismo, até 30 de junho de 2020. O guia de turismo também precisa ter o cadastro de microempreendedor individual (MEI). Será realizada uma análise de restrição simplificada com o objetivo de facilitar a liberação do crédito. Os recursos liberados serão de até R$ 5 mil. Já as condições de pagamento contam com taxas INPC + 2% ao ano, 12 meses de carência e mais 48 meses para pagar, totalizando 60 meses.
A meta da Desenvolve com essa nova ação é fomentar oportunidades aos guias de turismo de Alagoas por meio de operações de financiamento de capital giro.
Apesar do momento ser de paralisação das atividades, o guia deve estar atento à retomada da economia pós-pandemia, que promete ser favorável ao setor de turismo, segundo pesquisas recentes divulgadas por empresas da área. A capital alagoana, por exemplo, é um dos destinos mais procurados para viagens pós-pandemia no site da operadora CVC.
LEIA MAIS