Desconto no pagamento antecipado do seguro DPVAT é fake news

Publicado em 04/01/2019, às 16h44 - Atualizado em 05/01/2019, às 12h29
-

Edson Moura

LEIA TAMBÉM

Uma onda de notícias pelas redes sociais tem afirmado que os proprietários de veículos podem pagar menos no seguro obrigatório DPVAT, mas tudo não passa de fake news.

A mentira até derrrubou o site do Detran de Alagoas por conta do grande número de acessos de motoristas desesperados para não perderam o desconto falso.

Fake news está sendo divulgada em redes sociais. Nesta tem até o link da Sefaz de AL | Reprodução Instagram

O valor do Seguro de Danos Pessoais Causados por Veículos Automotores de Via Terrestre (DPVAT), que é obrigatório, varia de acordo com a categoria do veículo e não tem nenhum tipo de desconto, independente se o contribuinte paga antes.

Para a imprensa a seguradora Líder, responsável pelo seguro em todo o país afirmou que os valores do Seguro DPVAT são definidos pelo Conselho Nacional de Seguros Privados (CNSP) e são os mesmos em todo o país.

Segundo a nota “A variação de valores existe apenas entre categorias de veículos. Portanto, a afirmação de que há descontos nos valores do Seguro DPVAT para pagamento antecipado é incorreta”.

Segundo a notícia falsa se pagar antes o valor ficaria em R$ 16,21. Mas esse já é o valor cobrado normalmente. A cobrança maior é para motocicletas, motonetas e similares, cujo valor do seguro é R$ 84,58. Veja a tabela

A orientação da seguradora é pagar o DPVAT na data que vende o IPVA do veículo, não há necessidade de pressa.

Desconto no IPVA é real

Já o desconto no IPVA em Alagoas pode ser obtido se o pagamento for antecipado. A SEFAZ anunciou que quem pagar até o dia 28 de fevereiro garante desconto de 10% no valor.

Saiba mais:  IPVA 2019 tem desconto de 10% até o dia 28 de fevereiro

Edson Moura – Repórter

 

Gostou? Compartilhe

LEIA MAIS

Confira os vencedores do Prêmio Top Car TV 2024 FENATRAN 2024 começa na próxima segunda com recorde de participantes Fiat lança série especial Tributo em homenagem aos seus 125 anos Mais sustentável: Empresa de lâmpadas automotivas deixa de usar embalagens plásticas